sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolo de limão

Bolo de limão foi a primeira receita que fiz. Estava numa aula de alemão escola quando tinha meus 14 ou 15 anos e o professor passou uma receita de bolo de limão em alemão (Zitronenkuchen). Cheguei em casa super animado para que minha mãe fizesse o bolo, mas ela estava ocupada. Me perguntou por que eu mesmo não fazia. Me achando o cozinheiro mor fui para a cozinha tentar. Estava até indo bem, mas quando fui colocar a massa no forno, derrubei toda ela na tampa e tive que fazer tudo de novo. O bolo até que ficou bom, mas a tampa do forno ficou com bolo de limão por muito tempo.

Acabei perdendo a receita, mas encontrei uma outra que fica muito boa, parecida com o que eu me lembro da receita original.

Ingredientes para a massa
150g de manteiga em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1/4 xícara de leite em temperatura ambiente
1 e 1/3 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Raspas de 1 limão

Pré aqueça o forno a 180oC e unte uma forma de bolo inglês (ou pão de forma) e reserve.

Bata numa batedeira a manteiga e açúcar até dobrar de volume e ficar bem branco. Junte um ovo de cada vez e bata bem. Junte os demais ingredientes, bata mais. Coloque na forma e leve ao forno por 40 a 45 minutos. Muito importante que o forno não pode ser aberto para evitar que o bolo não cresça.

Assim que sair do forno, coloque numa forma e faça furinhos em cima com um palito de dente.

Calda
1/2 xícara de suco de limão coado
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro

Misture os dois ingredientes e coloque a calda por cima do bolo. Os furinhos farão com que ela penetre nele deixando-o macio.

Glacê
2 colheres de sopa de suco de limão coado
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Misture os dois ingredientes e coloque o glacê por cima do bolo. Decorre com raspas de mais um limão se quiser.

Bom Apetite !!!

Misture

Nenhum comentário:

Postar um comentário