sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ravioli de Costela

Esse sem dúvida foi um dos pratos mais gostosos que já fiz na minha vida. A combinação de costela com a massa e o molho ficou simplesmente sensacional. O único problema é que é uma receita bem trabalhosa e requer um tempo considerável. São 12 horas de marinada e mais 3 de forno só para o recheio, mas o final é bem compensador.

Vi esse prato num programa que chama receitas de Chuck no GNT. Demorei um pouco para criar coragem para fazer e segui a receita a risca, mas também pode ser aproveitada para qualquer outra massa, o que tira a complexidade de fazer os ravioli.

O melhor é começar pelo recheio.

Ingredientes 
Marinada
4 peças de costela de porco com sal e pimenta
1 garrafa de vinho tinto
1 chalota picada (pode ser cebola)
1 dente de alho picado
5 ramos de tomilho
5 ramos de alecrim

Deixe as costelas marinarem no vinho com a chalota, o alho e as ervas por uma noite. Retire as costelas e reserve o molho para mais tarde. 

Doure as costelas em uma frigideira ou assadeira grande no fogão em temperatura média dos dois lados e retire. Retire da panela e reserve.

1 cenoura picada
1 alho-poró picado
1 talo de aipo picado

Molho da marinada
1 litro de caldo de vitela (pode ser de carne)
2 colheres de sopa de molho de tomate (30 ml)
2 colheres de sopa de molho de tomate (30 ml)

Sal e pimenta

Na mesma panela ou assadeira em que a costela foi dourada, adicione a cenoura, alho poró e o aipo e deixe caramelizar em fogo alto. Em seguida, acrescente o molho da marinada. Deixe ferver e retorne as costelas. Acrescente o caldo de vitela, o molho de tomate e mel. Tempere com sal e pimenta.


Cubra e leve ao forno pré aquecido a 180oC por 3 horas ou até que a carne se separe do osso. Retire do forno, coe o caldo retirando a gordura. 

Em temperatura média no fogão, coloque o caldo do cozido numa panela e deixe reduzir pela metade por cerca de 30 minutos. Reserve a redução para o molho de cogumelos. 

Desfie as costelas. 

Recheio
3 cebolas grandes cortadas em fatias finas
Costela desfiada
1 xícara de cogumelos secos sortidos (250 ml)

250ml de água quente
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de mel

Reidrate os cogumelos secos na água quente por cerca de 15 minutos. Retire reservando a água. Coloque as cebolas em uma frigideira com a manteiga e cozinhe em fogo baixo até ficarem douradas e caramelizadas, mexendo regularmente.

Acrescente os cogumelos reidratados, mel e a costela. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Massa
5 ovos grandes
500g de farinha

Misture os dois ingredientes até formar uma massa homogênea. Sove bastante, coloque um filme e deixe descansar na geladeira por cerca de 1 hora. 

Abra a massa fina. Para isso é melhor ter uma máquina específica. No rolo dá, mas com muito mais trabalho.
Coloque aproximadamente uma colher de sopa do recheio em cada unidade. Deixe 5 cm de distância entre cada uma.

Pincele as extremidades da massa com água. Isso ajudará o ravióli a permanecer bem fechado quando cozido. Feche a massa pressionando para retirar o ar. Use um cortador de massa para obter a forma desejada.

Disponha os raviólis em uma única camada sobre papel manteiga em uma assadeira para evitar que grudem. Se desejar congelar o ravióli para usar mais tarde, leve toda a assadeira ao congelador. Uma vez que o ravióli esteja congelado, você poderá retirar a massa e guardá-la em sacos plásticos com fecho.

Molho 
2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
1 colher de sopa de manteiga (15 ml)
2 xícaras de cogumelos frescos sortidos picados (500 ml)
1 chalota picada ou cebola
2 xícaras de caldo de costela cozida (500 ml)
250 ml da água dos cogumelos reidratados
2 xícaras de creme de leite com 35 % de gordura (500 ml)
Sal e pimenta

Em uma panela em temperatura média, refogue a chalota e os cogumelos frescos em azeite e manteiga até dourarem bem. Tempere com sal e pimenta. Adicione o caldo reservado da costela cozida e a água dos cogumelos reidratados. Continue cozinhando por cerca de 15 minutos até reduzir a quantidade pela metade. Acrescente o creme de leite e deixe ferver até engrossar (10 minutos). 

Cozinhe o ravióli em água e sal por cerca de 2-3 minutos ou até que o ravióli flutue. 

Sirva 3-4 raviólis por pessoa, adicione o molho de cogumelos e guarneça com o queijo parmesão ralado e as cebolinhas picadas.

Bom Apetite !!!

4 comentários:

  1. Hm ja estou finalizando o molho, não vejo a hora de degustar! Espero que valha a pena tanto trabalho ahaha...

    ResponderExcluir
  2. Laura, espero que tenha ficado bom depois de tanto trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ficou delicioso e pretendo repetir assim que esquecer o trabalho que dá ahah

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer. Depois posto aqui o resultado!!! Deve ficar maravilhoso. Alguns amigos me estão cobrando um Sorrentino de carne e acho que esta receita vem a calhar!!!

    ResponderExcluir