sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cinnamon Roll

Sou bastante fã da culinária americana. Também não tem como não ser já que eles abusam de gorduras e é isso que dá sabor aos alimentos. Por esse motivo também, não como com tanta frequencia.

Um dos clássicos doces é o Cinnamon Roll, um pão doce recheado de canela. A receita é um pouco trabalhosa, mas bem gostosa de fazer. São basicamente 3 etapas, massa, o topping (calda) e o recheio. Existem algumas variações dependendo do gosto, o que torna sempre uma receita diferente da outra.

Ingredientes
Massa
1/2 xícara de água morna
1 colher de chá de açúcar
1 saquinho de fermento biológico em pó
1/2 xícara de leite
40g de açúcar
1 colher de chá de sal
60g de manteiga
2 ovos
480g de farinha de trigo (4 xícaras)

Misture a água morna, a colher de açúcar e o fermento num recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Isso ativará o fermento. É importante que a água esteja morna pois se estiver muito quente ou muito fria isso não irá acontecer. O fermento estará pronto quando começarem a aparecer umas bolhas por cima da água.

Coloque o leite numa panela no fogão. Quando começar a aparecer bolhas nos cantos, antes de ferver desligue o fogo e acrescente os 40g de açúcar, sal e a manteiga. Misture tudo até que a manteiga se derreta.

Num bowl, bata levemente os dois ovos, acrescente as duas misturas de fermento e depois de leite e misture bem. Acrescente 180g da farinha (1,5 xícaras) e misture com uma colher de pau até ficar homogeneo. Acrescente mais 60g de farinha (1/2 xícara) e misture novamente até ficar homogeneo. Faça isso de 60g em 60g até usar toda a farinha. São 5 etapas no total.

Quando a farinha acabar, sove a massa com a mão. Mexa nela bastante até ficar bem lisa e elástica. Unte uma forma com óleo e coloque a massa para descansar por uma hora.

Quando estiver pronta, abra com um rolo de macarrão em um rectângulo de 35cm por 45cm aproximadamente.


Recheio
1 xícara de açúcar mascavo
3 colher de sopa de canela
100g de manteiga em temperatura ambiente (a receita original usa margarina)
10g de manteiga

Misture o açúcar, canela e reserve. 

Na massa aberta, coloque a manteiga até cobrir a massa toda, deixando mais ou menos 1cm nas bordas. Coloque o recheio e enrole através do lado maior. Passe os 10g de manteiga restante em cima do rolo.

Corte em 15 rodelas de mais ou menos 2,5cm e coloque no refratário com o topping. Eu descartei as pontas pois tinham menos recheio. Também não é bom que as rodelas fiquem muito apertadas na travessa pois elas ainda vão crescer. Deixe descansar por 1 hora.

Ligue o forno a 190oC e coloque os rolls por cerca de 25 a 30 minutos. Eles estarão prontos quando estiverem dourados por cima. Deixe esfriar e vire numa travessa para que a calda fique por cima. 

Eles ficam mais gostosos enquanto estiverem quentes e como todo pão, vão ficando velho se guardados de um dia para outro. 

Topping
120g de cream cheese
40g de manteiga
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de extrato de baunilha
1/4 de colher de maisena

Misture todos os ingredientes e despeje por cima dos rolls. 


Variação de Topping
180g de manteiga derretida
120g de açúcar mascavo
70g de nozes pecan (pode ser comum ou qualquer fruta seca)

Misture os dois primeiros ingredientes muito bem até a manteiga estiver completamente incorporada ao açúcar. Leva um certo tempo e é preferível usar um batedor de arame. Adicione por fim a pecan.

Num refratário de vidro de 22cm por 33cm, untada com manteiga, despeje esse toping por todo o fundo. Reserve.

 Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário