segunda-feira, 18 de março de 2013

Ga Kho

Outro dia comprei uma panela wok de ferro e não preciso dizer que estava super ansioso para usar. Normalmente esse tipo de panela é usado para comidas asiaticas, mas na realidade vale para todos os tipos, inclusive uma moqueca, por exemplo. Para estreiar, tinha que ser com uma comida típica. Assistindo ao programa Homens Gourmet, vi o preparo desse prato tailandes. Sou sincero em dizer que não conhecia o prato, mas o resultado final ficou muito bom.
Servi com arroz, mas no dia seguinte, utilizei a sobra como molho de uma massa, o que ficou também muito bom. Assim, são duas utilizações para a mesma receita.
 
Ingredientes
500g de peito de frango (ou qualquer outro pedaço) cortado em cubos
4 colheres de sopa de gengibre ralado
4 colheres de sopa de açúcar
125ml de suco de laranja coado
2 colheres de sopa de molho de peixe
6 dentes de alho
1 cebola roxa cortada em fatias
2 pimentas dedo de moça cortadas em cubinhos
1 colher de sopa de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de caramelo
Cobolinha ou coentro picado a gosto
2 colheres de sopa de gergelim branco
Sal, curry, paprica e pimenta do reino a gosto
 
Tempere o frango com sal, pimenta do reino, cebola açúcar, alho, gengibre e deixe marinar por pelo menos 1 hora.
 
Na wok, coloque os óleos de canola e gergelim de deixe esquentar. Coloque a marinada do frango mais a pimenta dedo de moça e deixe cozinhar um pouco.  Coloque o frango e sele.
 
Adicione o caramelo (se não souber fazer o caramelo, consulte http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/12/banana-caramelada-com-sorvete-de-creme.html até a etapa antes de por a banana).
 
Quando o caramelo estiver bem encorporado ao frango, misture o amigo de milho ao suco de laranja e jogue na panela. Deixe cozinhar até que o caldo fique encorpado por cerca de 20 minutos. Desligue o frono, acrescente a cebolinha ou coentro e o gergelim branco.
 
Bom Apetite !!!
 

2 comentários: