quarta-feira, 27 de março de 2013

Tortinha de limão e merengue com pimenta

Vi essa receita num programa do GNT. Não me lembro bem o nome, mas é sobre uma cozinheira inglesa (Rachel Khoo) que tem um restaurante no seu pequeno apartamento em Paris. Na receita original ela faz com toranja. Eu como tenho muito limão e acreditando que qualquer fruta citrina caberia na receita, dei uma inovada. Ficou muito bom, desde a massa, até o recheio. Vou tentar fazer de laranja um dia desse pois acho que pode ser um bom recheio para bolos.

A receita em si não é nada complicada, o mais trabalhoso é fazer os bolinhos individuais. Se tiver preguiça, acredito que um grande bolo também funcionaria muito bem aqui. 

Ingredientes:

Para o creme de limão:
90ml de suco do limão
Raspas de 1 limão (tomando cuidado para usar somente a parte verde pois a branca é amarga)
1 ovo mais 1 gema
100g de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) bem cheia de amido de milho
50g de manteiga amolecida, em cubos
 
Leve uma panela ao fogo brando o suco, as raspas, o açúcar, o sal e os ovos e bata com um fouet
Peneire o amido, batendo sempre. Se parar de bater, os ovos talham. Quando o creme estiver grosso como um purê de tomate e começar a borbulhar, retire do fogo e incorpore a manteiga. Mas um cubo de cada vez e sempre mexendo. Transfira para uma tigela e cubra com filme de PVC encostando-o diretamente no creme. Refrigere por pelo menos 1 hora. Porém, ficará melhor se for por uma noite.

Para a base de biscoito:
75g de manteiga bem mole, não derretida
75g de açúcar
1 boa pitada de sal
Raspas de 1/2 limão
2 gemas
100g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180°C e unte seis forminhas de 8x5cm. 
Numa batedeira ou mesmo na mão, bata a manteiga com o açúcar, o sal e as raspas de limão até ficar fofa e esbranquiçada. 
Acrescente as gemas, sem parar de bater. Peneire a farinha com o fermento, adicione à mistura cremosa sempre batendo até a massa virar uma pasta lisa. 
Coloque-a num saco de confeitar com um bico redondo de 1cm acoplado. Encha as forminhas com uma camada de 3-4mm de altura em espiral começando pelas bordas e terminando no centro. 
Em seguida, faça um círculo nas bordas da massa para formar um fundo que será preenchido com o creme. 
Leve ao forno por 12-15 minutos ou até dourar, porém sem escurecer muito. Retire do forno e deixe esfriar uns minutinhos antes de soltar os biscoitos. Tenha muito com cuidado pois são muito frágeis e deixe esfriar.

Para o merengue italiano:
100g de açúcar
40ml de água
2 claras (o equivalente a 60g)
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino (opcional)

Leve ao fogo alto uma panela com água e açúcar e faça uma calda em ponto de bala mole. Ou seja, a 118°C num termômetro de açúcar, o que leva cerca de 10 minutos. Para testar sem termômetro, deixe cair um pouquinho da calda numa tigela com água gelada. Quando formar uma bala macia e pegajosa, está pronto. 
Enquanto espera a calda dar ponto, comece a bater as claras com o sal numa tigela de vidro ou aço. Não bata em neve, só até obter uma espuma leve. Quando a calda estiver no ponto, bata as claras na velocidade alta e vá despejando a calda sobre elas, num fluxo fino. Mas cuidado: não despeje a calda na pá da batedeira e sim na lateral da tigela. Acrescente a pimenta e continue batendo por 10 minutos ou até as claras estarem brilhantes e firmes.

Montagem:
Para montar, espalhe sobre o biscoito uma colher generosa de creme de toranja (grapefruit) e depois o merengue. Em seguida, coloque numa salamandra bem quente por uns minutos, ou queime com um maçarico.

Bom Apetite !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário