terça-feira, 5 de março de 2013

Tapas

Recentemente comprei um livro de Tapas que é uma comida típica da Espanha. De acordo com A Real Academia Espanhola  a tapa é qualquer porção de alimento capaz de acompanhar um bebida. Bem sugestivo. 

Segundo alguns historiadores, o nascimento da tapas ocorreu há vários séculos. Dizem que por conta de uma doença, o rei espanhol Alfonso X, o Sábio, viu se obrigado a tomar goles de vinho ao longo do dia  por indicação médica. Para evitar o efeito do álcool, ingeria pequenas porções de comida a cada gole. Funcionou tão bem que o rei exigiu que nas tabernas não fosse mais servido bebidas sem algo para comer de acompanhamento. 


As tapas podem perfeitamente substituir um jantar ou almoço se a quantidade e variedade for suficiente. Foi isso que eu acabei fazendo, servindo 5 tipos diferentes em uma noite. Não existe muito uma regra, basta usar um pouco de criatividade. 

Abobrinha com tomate seco e cream cheese. Cortei a abobrinha em finas camadas, passei azeite e sal e coloquei na churrasqueira até dourar dos dois lados. Minha idea original era enrolar ela num tomate seco e cream cheese. Como comprei por engano um pate de tomate seco, acabei fazendo como na foto mesmo, o que ficou igualmente gostoso. 

Batata e Pimentão com molho Alioli. Cortei as batatas em rodelas, descascadas e coloquei para cozinhar em água e sal por aproximadamente 15 minutos até ficarem moles. Depois fritei com azeite numa frigideira até dourarem dos dois lados.

Coloquei os pimentões (um de cada cor) na churrasqueira e deixei queimar de todos os lados. Retirei a pele e as sementes e cortei em fatias.

Espremi 4 dentes de alho e fui adicionando 200ml de azeite até formar o molho, mexendo sempre.

Coloquei as batatas num pão italiano, o pimentão e o molho por cima. Poderia até ter feito sem o pão, com a batata de base.


Cebola Caramelada com queijo Brie. Já postei uma receita de cebola caramelada. Essa fiz um pouco diferente. Cortei em rodelas uma cebola para cada pessoa. Derreti em uma frigideira 2 colheres de sopa de manteiga e coloquei as cebolas. Não se preocupe com o tamanho pois elas murcham. Deixei fritando e mexendo de vez em quando até elas ficarem bem marrom. Acrescentei uma colher de sopa de açúcar por cebola, mexi um pouco e depois 2 colheres de azeite balsâmico. Deixei o azeite evaporar e pronto.

Num pão italiano coloquei uma fatia de brie e levei ao forno para que ele derretesse. Coloquei a cebola caramelada por cima.


Linguiça, gorgonzola e figo. Usei dois tipos de linguiça. Uma chourizo espanhola (que é diferente da argentina) e outra italiana. Cortei em rodelas e fritei numa frigideira. Usando a ajuda de um palito, coloquei um pedaço de linguiça, um pedaço de gorgonzola e um fico descascado.

Servi com um chutney de manga para quebrar um pouco.
A dica aqui é usar linguiças de muito boa qualidade.



Ovo mexido com salmão defumado. Essa eu usei o livro que comprei como inspiração. Não achei que fosse funcionar, mas o resultado ficou ótimo.

Fiz um ovo mexido normal, com sal e pimenta do reino e coloquei por cima fatias de salmão defumado que e já comprei prontas. Usei como base um pão que era quase uma bolacha.



Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário