segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Bife de tira com molho de vinho tinto

Bife de tira é um corte nobre de boi da culinária argentina, retirado do miolo do contrafilé, com uma camada de gordura que ajuda a manter a suculência e maciez da carne.

Ele pode ser cortado em bifes que na Argentina é chamado de carne de chorizo. Por ser uma carne muito boa, o ideal é que na hora de servir o bife não passe do ponto. Assim, a melhor maneira é pedir mal passada.

Para garantir que o ponto fosse garantido, resolvi usar a técnica de sous vide. Já falei sobre ela aqui no blog e é uma técnica onde o alimento é cozido a vácuo em baixa temperatura que evita que se erre o ponto. http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2013/11/filet-mignon-perfeito.html

Como não é um corte tradicional, pode ser difícil de achar. Nesse caso use bife de chorizo ou entrecote.

Temperei a carne com sal, pimenta, azeite a gosto e coloquei um ramo de alecrim na hora de fazer o vácuo, mais para que perfumasse a carne.

Deixe a Sous Vide a 56.5oC e cozinhe a carne por cerca de 1:30 hora.

Servi com um molho de vinho e batata doce e baroa com manteiga de tomate seco. Veja a receita aqui: http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/02/filet-mingon-com-batatas-assadas.html

Para o molho de vinho, você irá precisar de:
1 cebola roxa cortada em cubinhos
1 dente de alho espremido
1/2 pimenta dedo de moça sem semente em cubos
1 colher de sopa de azeite balsâmico
1 colher de sopa de molho shoyo
20ml de conhaque
500ml de vinho tinto
Manteiga (a quantidade varia)
20g de farinha

Em uma frigideira, coloque uma colher de manteiga junto com a cebola, alho e a pimenta dedo de moça. Deixe dourar.

Enquanto isso, misture a farinha com 10g de manteiga até formar uma massa. Reserve.

Quando a cebola estiver dourada coloque o conhaque e flambe. Acrescente o vinho, azeite balsâmico, shoyo e deixe reduzir.

Quando estiver bem reduzido, coe o molho e volte para a frigideira. Acrescente a mistura de farinha e manteiga que ajudará a engrossar o molho. Acrescente mais manteiga, sempre mexendo com um batedor até ficar na consistência desejada. Como disse, não existe uma quantidade correta, mas é por volta de 80g. Coloque de pouco em pouco, mexendo sempre, para não passar do ponto.

Corrija o sal se for necessário, já que o molho shoyo já é bem salgado.

Sirva com a carne.

Bom Apetite!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário