sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Quadradinho de Queijo

Estava buscando uma receita bacana para fazer de entrada em um jantar para 8 pessoas. Tinha que ser algo fácil, gostoso e que rendesse bem pois eram 8 pessoas. Por acaso estava vendo o programa Receitas de Chuck na GNT e ele fez esse quadradinho de queijo.

Além de parecer muito bom, tinha a vantagem de que poderia e deveria ser feito com antecedência e somente frito na hora. Para não ficar muito simples, preparei um molho de tomate e adicionei mini agrião. Ficou uma delícia, quase mascarando o prato principal. Ele pode ser servido no prato, como na apresentação que eu fiz, ou mesmo em quadradinhos pequenos como petisco mesmo. Deve ir muito bem com uma pimentinha. 

Ingredientes
½ xícara de manteiga (125 ml) 
½ xícara de farinha de trigo (125 ml) 
2 xícaras de leite (500 ml) 
1 ½ xícaras de queijo emmental ralado (375 ml) 
1 ½ xícaras de queijo gruyère ralado (375 ml) 
1 ½ xícaras de queijo parmesão ralado (375 ml) 
1 colher de chá de pimenta malagueta (a gosto) (5 ml) 


Para fritar
4 ovos batidos 
½ xícara de farinha de trigo (125 ml) 
1 xícara de farinha de rosca (250 ml) 
Sal e pimenta 
Óleo de amendoim ou canola para fritura 

Guarnição
Molho de tomate 
Rúcula ou Agrião com azeite, suco de limão, sal e pimenta 

Derreta a manteiga em uma panela. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos. Junte o leite, mexendo sempre até o molho engrossar. Deixe ferver, acrescente os queijos e continue misturando até derreter tudo. Tempere com a pimenta malagueta, sal e pimenta. Retire do fogo e despeje em uma panela de 23cm. Cubra com filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até a mistura solidificar.

Inverta a massa sobre uma superfície de trabalho. Remova o filme plástico. Corte em quadrados de acordo com o tamanho desejado ou o número de convidados. 


Disponha a farinha, os ovos e a farinha de rosca em 3 vasilhas diferentes. Passe cada quadradinho de queijo na farinha de trigo, em seguida nos ovos e finalmente na farinha de rosca. 

Aqueça o óleo em uma frigideira funda a 180ºC. Frite cada quadradinho de queijo por cerca de 2 minutos ou até dourar bem. Deixe escorrer sobre papel toalha. 

Para servir, disponha os quadradinhos de queijo no centro de cada prato e adicione o molho e a rúcula por cima.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário