sábado, 7 de janeiro de 2012

Pizza

Pizza é sem dúvida alguma a comida que eu mais gosto e eu comeria pizza todos os dias se fosse possível. A primeira vez que tentei fazer foi há muito tempo quando eu tinha meus 14 ou 15 anos. Um amigo apareceu com uma receita para fazermos no forno de casa. Ficou horrorosa, mas comemos tudo assim mesmo e repetimos algumas vezes. Nossa pizza até ficou famosa na época.

A primeira vez que realmente utilizei um forno a lenha de pizza foi há 10 anos quando conheci minha esposa que ela tinha um em casa dela. Foi a fome com a vontade de comer pois eu nunca tinha feito dessa maneira e o forno nunca havia sido usado por eles. Também não ficou muito bom, mas mesmo comeram tudo novamente.

De lá para ca foram várias tentativas e aperfeiçoamentos e acredito que seja o prato que eu prepare melhor. Já existem até alguns fãns dela por ai.

A massa é fácil, mas tem alguns segredos e pode ser usada no forno a lenha ou em casa mesmo.

Ingredientes
1,25kg de farinha de trigo especial peneirada
650ml de água
50ml a azeite
50g de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal

Antes de começar, é importante saber qual é a temperatura da água para essa massa. Normalmente quando esta mais frio, é recomendável aquecer um pouco e quando está mais quente, até resfriar.

A recomendação é a seguinte conta: temperatura ambiente + temperatura da farinha + temperatura da água = 60oC. A temperatura da farinha é normalmente igual a do ambiente e não são controladas. Assim a da água é a única que podemos influenciar. Se por exemplo, o dia está a 25oC, a farinha estará também a esse valor, portanto a água deveria estar em 10oC aproximadamente, ou seja, um pouco gelada.

Coloque num bowl 400g de farinha, 400ml de água e 4g de fermento biológico. Misture bem e deixe descansar de 12 a 16 horas preferencialmente. Por esse motivo é recomendado fazer isso no dia anterior. Essa massa se chama esponja e faz com que a massa creça adequadamente.

Coloque o restante da farinha, água e fermento. Misture um pouco e acrescente o sal e o azeite. Misture bem. Essa massa não precisa ser muito trabalhada, mas precisa estar homogênia.

Cubra a massa com um pano e leva à geladeira. Isso inibe um pouco a ação do fermento. Somente tire da geladeira 2 horas antes de começar a comer e nesse momento, divida a massa em bolinhas. Massas grossas com 450g cada e finas com 300g. Eu uso uma balança eletrônica para ter mais precisão.

Deixe as bolinha descansando à temperatura ambiente com muita farinha por cima para não ressecar por essas duas horas. Assim o fermento termina de agir. A partir de então é só abrir a massa, colocar o recheio e ir ao forno a lenha.

Se for fazer no forno a gás, abra a massa e ponha diretamente na forna de pizza. Com um garfo, faça alguns furos para a massa não subir e coloque sem recheio no forno. Deixe assar até quase ficar pronta. Tire do forno, recheie e retorne para que o recheio derreta. Isso é necessário pois a massa demora mais para assar no forno a gás e o recheio pode queimar.

Molho de tomate
Coloque 1kg de tomate maduro numa assedeira e no forno a 180oC por 1 hora. Isso facilita a retirada da pele e tira a acidez. Depois desse tempo, retire a pele e a parte dura de baixo. Coloque no liquidificador com sal a gosto e dois dentes de alho. Bata no pulsar para que ele fique em pedacinhos. Eu prefiro assim. Caso queira um molho mesmo bata mais até ele virar um líquido. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e orégano a gosto.

Para os recheios é algo democrático. Eu uso normalmente muzzarela ralada ao invés de em fatias.

 Bom Apetite !!!




Um comentário:

  1. Sua pizza na época de escola não era horrorosa não!!! Mas dá para imaginar que em um forno para pizza deve realmente ficar bem melhor!
    Carol Lange

    ResponderExcluir