quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pasta com paleta de cordeiro

Mais um do vasto repertório do Que Marravilha. Cordeiro é uma carne muito peculiar pois não é todo mundo que gosta. É forte se comparado com a carne de boi e mais dura um pouco. Eu particularmente gosto muito e quando vi essa receita aliado com uma massa me animei.


O preparo é complexo e leva muito tempo. São 12 horas de marinada e mais 6 horas de forno. Portanto é necessário que seja feito com antecedência. O prato serve bem até 6 pessoas, mas pela complexidade também recomendo que, pelo menos na primeira vez, seja feito para quem você tenha bastante intimidade. Fiz a massa em casa, mas uma comprada no supermercado, de boa qualidade, também fará sucesso. A receita da massa caseira está no link abaixo: 


http://nacozinhamp.blogspot.com/2011/11/tagliatelli-ao-molho-branco-com.html


Ingredientes
1 paleta de cordeiro
4 copos de vinagre de vinho tinto
4 dentes de alho picado
1 cebola picada em cubos

1 talo de alho poró picado em cubos
1 cenoura picada em cubos
Pimenta amassada
1col de açúcar mascavo
Sal
Tomilho, louro e alecrim

Azeite
1 copo de vinho tinto


Coloque o cordeiro e um recipiente de vidro e ponha vinagre de vinho tinto, alho, cenoura, alho poro e cebola picados. Ponha um pouco de azeite, pimenta do reino branca amassada e algumas ervas (louro, alecrim e tomilho). Cubra com papel alumínio e deixe por 12 horas na geladeira.
Após esse período, retire da geladeira, tempere com sal e pimenta e leve ao forno baixo por 6 horas (de vez em quando, retire e regue com um pouco de vinho tinto). O forno tem que ser o mais baixo possível e cubra com papel alumínio.


Uma outra alternativa de cozimento seria forno a 200oC for 30 minutos de um lado, vire a carne e mais 30 minutos do outro lado, isso com a panela tampada ou com papel aluminio. Retire do forno, abaixe a temperatura para 160oC. Cubra a paleta com água e leve ao forno por mais 4 horas aproximadamente, virando mais uma vez para assar dos dois lados. Nāo testei essa versão ainda, mas vi sendo feita pelo chef Alex Atala.

600g de penne cozido al dente

150g de bacon defumado em cubinhos
8 cogumelos de Paris cortados em 4
8 mini cebolas em petales
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
Pimenta verde
Salsa picada
Sal e pimenta


Em uma frigideira quente, coloque o bacon cortado em tiras e deixe corar. Ponha cebola e cogumelos cortados e deixe suar. Tempere com sal e pimenta do reino e separe.

Seis horas depois, retire o cordeiro do forno e passe para outro recipiente. 



Coloque o caldo do molho que ficou na travessa em um liquidificador com bastante manteiga e bata até formar um purê. Desfie a paleta e coloque na frigideira com os legumes, mexa e ponha tudo dentro da panela com os legumes. Adicione o macarrão e o molho e misture. 




Bom Apetite !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário