segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fondant de chocolate

Recebi essa receita de uma amiga do Fondant de Chocolate do Le French Bazar e como a foto estava apetitosa, resolvi testar. É interessante como algumas vezes a receita funciona de uma maneira diferente do que se imagina. Por ser uma sobremesa parecida com um petit gateau, achei que comer quente seria o melhor. A receite dizia para assar, guardar e esquentar depois. Não havia entendido porque não comer diretamente do forno, logo após ficar pronta e comi dessa maneira. Achei muito enjoativa, pois realmente vai muito chocolate.


Cheguei a ficar um pouco desapontado, mas como sobraram 3 potinhos, resolvi guardar na geladeira. No dia seguinte, decidi esquentar pois era um desperdício jogar tudo fora. Quando saiu do forno parecia outro doce. Estava realmente espetacular. Não tenho teoria suficiente para entender por que dessa diferença, mas cozinhar é bacana exatamente por essas tentativas e erros.


Vamos à receita. Fiz meia porção que rendeu 6 potinhos.



Ingredientes (para 12 fondants individuais)
1,250 kg de chocolate em barra meio amargo
3 xícaras e ½ de açúcar
8 ovos
4 gemas
500 gramas de manteiga sem sal
20 ml baunilha (1 1/2colheres de sopa)
1 xícara e 3/4 de  farinha de trigo peneirada 
Uma pitada de sal

Em banho-maria, derreter manteiga e chocolate, incorporando com uma colher de pau. Desligar o fogo e deixar esfriar um pouco. 

Em uma tigela grande, bater com batedeira o  açúcar, as gemas, os ovos e a baunilha até formar um creme espesso.
Incorporar a este creme , aos poucos, com colher de pau, o chocolate e a manteiga derretidos. Também aos poucos, acrescentar a farinha e o sal, sem misturar muito.
Assar em forno a 170ºc (médio) por 25 minutos, nos potinhos individuais onde irá servir. Retirar, seixar esfriar e guardar na geladeira.
Na hora de servir, aquecer no forno, cobrindo com papel alumínio, por cerca de 5 a 7 minutos. Servir quente.

Para acompanhar pode servir um creme inglês.


Ingredientes
6 unidade gemas
1/2 litro de leite
200 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de sopa de manteiga

Misture as gemas com o leite, açúcar, o amido e a essência de baunilha, junte a manteiga e leve ao fogo brando. Mexa sempre, até engrossar um pouco. Leve para a geladeira quando frio. Sirva com o fondant. Se gostar, também leve à mesa uma geléia de frutas vermelhas.

Bom Apetite !!!

2 comentários:

  1. Ai ai.... Vou ter q fazer hehehe... Ainda bem que vc deu essa dica porque acho q eu comeria direto do forno tb! Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pasqua! Apesar de não comentar muito aqui saiba que eu acompanho seu blog e já fiz algumas receitas daqui e são sempre um sucesso! Já tinha feito esse fondant e tinha ficado muito bom. Da última vez quis variar e como adoro a combinação chocolate branco + frutas vermelhas (apesar de não gostar muito de chocolate branco sozinho) fiz o fondant de chocolate branco e pra quebrar o "enjoativo" acompanhei com sorbet de framboesa (que é mais azedinho e fresquinho que o sorvete). Ficou muuuito bom!!!
    Confio muito nas suas receitas!
    Beijão!!

    ResponderExcluir