sábado, 26 de novembro de 2011

Risoto de parmesão ao molho de morangos

Vi essa receita em um livro outro dia e fiquei intrigado. Realmente estava com um aspecto ótimo, mas será que a combinação iria funcionar? Durante algum tempo fiquei com vontade de testar, mas ficava receoso com o resultado. Finalmente tomei coragem. O resultados é simplesmente excelente. Quem bolou está de parabéns pois a combinação orna perfeitamente, como diriam os conterrâneos da minha mãe. Definitivamente farei mais vezes. Pode ser feito com um primo piato num jantar italiano ou prato principal. Como o prato leva espumante seco, o melhor vinho para acompanhá-lo é o mesmo usado na receita. Nesse caso usei um Chandon reserva brut que estava muito bom.

Molho de morangos
300g de morangos orgânicos limpos e lavados
20g de manteiga
1 colher de sopa de um espumante seco

Bata os morangos no liquidificador até formar um suco, coe e reserve. Coloque a manteiga numa frigideira, quando derreter acrescente o espumante e os suco de morango. Reserve.

Risoto
250g de arroz arbóreo
30ml de leite
azeite
1/2 cebola picada em cubinhos bem finos
1/4 de xícara de espumante
500ml de caldo de vegetais
70g de parmesão ralado
30g de manteiga
sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola no azeite e quando estiver transparente acrescente o arroz. Refogue um pouco e acrescente o leite, quando o leite evaporar coloque o espumante e espere evaporar também. Abaixe o fogo e adicione uma concha de caldo de legumes por vez, mexendo sempre, até que o risoto esteja al dente. Mais ou menos 15 minutos. Al dente é quando você coloca na boca e ele não está nem mole nem cru. Se tiver dúvidas, va experimentando de tempos em tempos. Desligue o fogo, acrescente o sal, pimenta, manteiga e parmesão. Mexa um pouco, tampe a panela e deixe por 5 minutos.

Após esse tempo, se o risoto estiver muito seco, acrescente uma ou duas colheres de caldo e mexa novamente.

Disponha o molho de morangos no prato e o risoto por cima. Polvilhe com mais parmesão caso deseje e decore com morangos.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário