quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tiramisu

Tiramisu é provavelmente umas das 3 sobremesas mais típicas italianas. É um doce a base de um queijo chamado mascarpone. O queijo em si não tem muita graça e acho que inventaram a receita para dar alguma utilidade a ele.

O nome em italiano quer dizer "mandar para cima" ou seja, algo para algrar o dia e deixar a pessoa melhor.

Ele é composto de três camadas que podem variar de acordo com a origem da receita que for encontrada. Fiz uma versão mais trradicional com cacau em pó, mas chocolate em lascas em cima também dá um toque especial.


Ingredientes
Creme
150ml de creme de leito fresco (opcional, ele fica mais gostoso e firme, mas também com mais gordura)
100g de açúcar
4 gemas
500g de queijo mascarpone

Bata o creme de leite com uma colher de açúcar na batedeira até deixar de ficar líquido. O ponto é um pouco antes de chantilly, mas se ficar igual não tem problema. Só não pode bater muito pois se passar vira manteiga. Reserve. Se optar por não usar o creme de leite, ignore esse passo.

Bata 4 colheres de açúcar com as gemas na batedeira em ata velocidade até formar um creme leve e fofo. Adicione o queijo mascarpone aos poucos e por fim o creme de leite batido.

Base
200g de biscoito tipo Champanhe
Café espresso forte
Rum a gosto

Eu usei taças de vinho para servir, mas você pode escolher fazer numa travessa grande e depois cortar na mesa ou em porções individuais como queira. Misture o café com rum e mergulhe levemente o biscoito na mistura, colocando no fundo da taça.

Coloque o creme por cima e depois as lascas de chocolate meio amargo.

Na foto acima, coloquei o creme num sifão e deixei na geladeira por 4 horas até ficar bem firme. Essa variedade deixa a sobremesa mais leve e com cara de Chef, mas é um pouco complicado já que quase ninguém tem sifão em casa. Além disso, nessa versão não mergulhe o biscoito no café e rum. Corte e coloque no fundo da taça. Jogue uma ou duas colheres do café na taça e deixe o biscoito absorver esse líquido antes de colocar o creme. Fica mais crocante. Polvilhe com café moído e cacau em pó.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário