segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tagliatelli ao molho branco com espinafre

Pode parecer frescura, mas macarrão feito em casa é infinitamente superior a qualquer macarrão pronto, não importa qual marca você escolhe. O problema é fazer em casa, principalmente no momento de abrir a massa e mais ainda no momento de cortar. Por esse motivo, decidi comprar alguns aparelhos que ajudam nessa tarefa e os testei essa semana. A partir de agora, macarrão pronto vai ser raridade aqui em casa.



O primeiro passo é fazer a massa. Como ela precisa descansar por 1 hora, você precisa calcular bem o tempo para o almoço ou jantar não atrasar. A massa é super simples, só ovo e farinha. A receita básica é 100g para cada ovo. O problema é que ovo não é uma medida exata. Então é preciso ir adicionando a farinha aos poucos. Outra dica é mais ou menos 100g de farinha por pessoa (um adulto).


Fiz com 5 ovos e mais ou menos 450g de farinha já que o ovo era pequeno. Apesar de serem somente duas pessoas, contei com uma possível perda, já que estava testando os aparelhos novos. Bata numa batedeira com o gancho até não ficar mais pegajosa. Quando estive pronto, sove a massa bastante, coloque num papel filme e deixe descansar por 1 hora.


Agora vem a parte mais divertida de abrir e cortar a massa. Antes coloque água numa panela para ferver. Divida a massa em pequenas porções para que seja mais fácil de abrir. No meu caso usei os aparelhos que se adaptam à batedeira.

Escolhi o Tagliatelli que não era tão grosso, nem fino, pois como era a primeira vez, podia ficar difícil de cortar. Outro segredo é colocar o macarrão para dar uma pré-cozida logo depois de cortado. Isso faz com que ele não grude. Deixe na água fervendo por uns 30 segundos e tire, colocando numa panela com água gelada, com gelo e óleo, para parar o cozimento.


Outra opção é colocar para secar num pequeno varal específico para isso que vende em lojas especializadas. Como não tenho esse varal, optei pela primeira opção. Quando todo o macarrão estiver feito, volte na água fervendo até ficar "al dente".

Para acompanhar fiz um molho branco com espinafre.

Ingredientes
50g de farinha de trigo
50g de manteiga
1 litro de leite
sal a gosto
1 noz moscada ralada na hora
1 maço de espinafre

Coloque o espinafre com sal numa frigideira para refogar e reserve.
Coloque a manteiga na panela para derreter. Quando estiver completamente derretida, coloque a farinha e misture. Essa mistura se chama "roux". Misture o leite aos poucos para não criar pelotas. Ao final coloque o sal, a noz moscada e o espinafre refogado.

Junte ao macarrão e sirva.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário