terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tonnarelli Cacio e Pepe

Tonnarelli é uma massa tipo Spaguetti, um pouco mais grossa. A grande diferença da maneira com essa massa foi feita é que usamos farinha de semolina ao invés de trigo. Fica um pouco mais pesada, mas o gosto compensa.

Além disso, o ponto "Al Dente"é mais fácil de acertar. Outra vantagem da semolina é que as farinhas de trigo no Brasil não têm tanta qualidade assim, no caso desta outra, a probabilidade de um produto ruim é menor.

O molho Cacio e Pepe é muito simples do ponto de vista da quantidade de ingredientes, com queijo (Cacio que em italiano é sinônimo de queijo) e pimenta (Pepe). Parece a receita mais simples do mundo mas esse clássico romano tem seus truques para realmente para realçar o sabor da massa.

De acordo com o caderno Paladar do Estadão, o molho autentico e picante, porém de forma delicada, alem de não poder ser muito salgado. Não pode ser sólido e nem líquido e sim ligeiramente cremoso, uma emulsão leve, que deve envolver completamente os fios da massa, sem sobrar no fundo do prato.

E é ai que as coisas começam a se complicar. A temperatura é crítica pois o molho tem que ser preparado devagar o suficiente para deixar os ingredientes homogêneos e cremoso, mas rápido para que o macarrão não esfrie.

Não é necessário fazer a massa para comer com esse molho, mas massa fresca é sempre melhor, ainda mais quando o molho não for tão complexo assim.

Ingredientes para 4 pessoas
400g de farinha de semolina
220g de ovo (sempre recomendo pesar para evitar erros, mas equivale a mais ou menos 4 ovos)
240g de queijo pecorino ou permesão ralado fino.
30 gramas de manteiga ou 4 colheres de azeite de boa qualidade
1 colher de café de Pimenta do reino moída na hora
4 colheres de sopa da água que cozinhou o macarrão.

O ideal é fazer as porções individuais, assim basta dividir as quantidades do molho em 4. Mas para quatro pessoas, talvez seja melhor fazer tudo de uma vez para que umas não fiquem esperando.

Para fazer a massa, misture a farinha com o ovo até ficar uma massa homogênea. Se precisar, colocar um pouco de água no final para dar a consistência correta. Colocar num papel filme a levar a geladeira por 30 minutos.

Tirar da geladeira e abrir na espessura 2. Se for somente no rolo, é mais ou menos 0,5 mm. Cortar em forma de Spaguetti. Coloque bastante semolina para os fios não grudarem.

Coloque água e sal numa panela para ferver. Quando ferver coloque a massa e deixe por 4 minutos aproximadamente. A massa ainda ficará um pouco crua, mas é isso mesmo pois será finalizada junto com o molho. Não jogue a água fora.

Para o molho, misture num bowl o queijo e a pimenta e reserve.

Numa frigideira coloque a massa recém retirada da panela. Acrescente um pouco da água em que a massa foi cozida, mais ou menos umas 4 colheres de sopa para forma 1 dedo ao fundo. Deixe ferver novamente e coloque a manteiga para derreter. Misture até formar uma pasta.

Adicione aos pouco o queijo com a pimenta, mexendo sempre. Controle a temperatura, retirando a panela do forno se estiver muito quente e o queijo estiver se transformando em um "elástico" e voltando se ele estiver ficando muito aguado.

Estará pronto quando o molho estiver bem cremoso.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário