terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ovo Perfeito com Fonduta di Brie

Comi uma vez no restaurante Maní esse ovo que é chamado de ovo perfeito. Perfeito porque é cozido em água a uma temperatura de 63oC por 45 minutos. A precisão na temperatura se explica pois é nela em que as proteínas da clara e da gema cozinham sem perderem seus valores. Dessa forma, fica um cozimento "perfeito". Parece besteira, mas o resultado final é fantástico. Dentre 12 pratos do menu degustação sem dúvida ficou no Top 3.

Tentei faz algumas vezes e achei que a grande dificuldade, como se podia esperar, era manter a temperatura da água a 63oC. Para isso comprei um termômetro digital de grande precisão. Percebi que não era tão trivial assim.

Por coincidência, tive a oportunidade de participar de uma aula com um chef que preparou esse ovo. Não estava muito longe de acertar e a grande dica é não colocar o ovo na geladeira. O ovo tem que ser em temperatura ambiente.  Ele é vendido assim no supermercado e pode ser conservado assim em casa, desde que o dia não esteja com calor muito elevado. Comprar um bom ovo, orgânico de preferência, também ajuda.

Fiz na aula com uma fonduta de queijo Taleggio, que é muito forte e acabou mascarando um pouco o ovo. Sugiro usar brie ou até mesmo simples em cima de uma torrada. Outra combinação clássica com ovo é trufa. Como é muito caro, usamos um azeite trufado e sal negro do Hawaii, mas qualquer sal ou flor de sal estaria bem.

Ingredientes para 4 pessoas
4 ovos
200g de brie
200 ml de creme de leite fresco
Sal a gosto
Azeite trufado a gosto

Coloque o ovo numa panela com água a 63oC e deixe por 45 minutos. Melhor é usar um termociculador, mas se não tiver, um termômetro, tirando do fogo quando a temperatura subir muito e recolocando quando baixar até ficar pronto. Retire da água e reserve.

Numa panela no fogão em fogo baixo, aqueça o creme de leite um pouco e acrescente o queijo cortado em cubos. Deixe derreter completamente e espere um pouco até engrossar. Desligue o forno de deixe esfriar por uns 5 minutos.

Num prato fundo, coloque a fonduta e quebre o ovo por cima. Uma parte da clara poderá ficar na casca, se isso ocorrer, descarte essa parte.

Tempere com o sal e alguma gotas do azeite.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário