quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pão de Nozes

Como bom descendente de italianos eu adoro pão. Gosto de qualquer tipo desde que não seja pão de forma, que na verdade não é pão e sim uma forma prática de se alimentar no dia a dia. Dependendo do pão, muitas vezes não precisa nem de um acompanhamento já que ele puro já é espetacular, como um bom pão italiano.

Ouvindo outro dia no rádio que era o dia do pão me deu vontade de fazer essa receita que vi num livro do Olivier Anquier que meu sogro ganhou uns anos atrás. Esse pão pode ser encontrado em alguns supermercados, mas nunca será igual a ele saindo quentinho do forno.

A receita não é complicada, mas leva um certo tempo pois a massa precisa descansar algumas vezes.

Ingredientes para 2 pães
500g de farinha de trigo
100g de farinha de centeio
50g de farinha de trigo integral
26g de fermento biológico fresco
400ml de água
15g de sal
150g de nozes picadas

Dissolva o fermento com a água e acrescente todos os demais ingredientes menos as nozes. Mexa bem até ficar uma massa homogênea. Por causa da farinha de centeio a massa pode ficar um pouco grudenta, mas não deveria ser muito. Caso necessário coloque um pouco mais de farinha.

Quando a massa estiver homogênea coloque as nozes e misture bem.

Deixe descansar por 1 hora.

Sove a massa bastante e deixe descansar por mais uma hora.

Divida a massa em 2 partes, formando 2 bolas. Coloque uma em cada assadeira e deixe descansar por mais 30 minutos. Se quiser faça uns cortes em cima para dar um formato diferente.

Pré aqueça o forno a 250oC e leve os pães por cerca de 30 minutos.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário