sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ceviche

Ceviche é uma comida típica do Peru, que por sinal entrou de vez no rol dos países principais da alta gastronomia. Os dois melhores restaurante da America Latina, por exemplo, se encontram em Lima. São eles o Central e o Astrid & Gastón. Muitos turistas visitam a cidade simplesmente para conhecer essa diversidade de sabores que existem por la.

Ceviche é um peixe cozido na acidez de qualquer fruta cítrica, que pode ser limão, mais tradicional, mas também laranja, grapefruit, tangerina. A receita não é didicil e o principal segredo é escolher um bom peixe e que seja bem fresco.

É um prato que funciona muito bem como uma entrada, mas não há nada de errado em ser o astro principal de uma refeição.

Ingredientes para 4 pessoas
300g de linguado (foi o peixe que eu usei, mas poderia ser qualquer outro) cortado em cubos médios.
2 limões
1 pimenta dedo de moça sem semente cortada em cubinhos
1/2 cebola roxa cortada em rodelas bem finas
1/4 de manga kortade em cubos médios (a fruta não pode estar muito madura pois ela tem que ser firme) - Opcional e não consta na receita original
8 camarões grandes
Coentro picado a gosto
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite

Tempere o peixe e os camarões com sal e pimenta e reserve.

Coloque bastante gelo em um bowl grande e coloque outro bowl dentro. Isso fará com que o peixe continue fresco enquanto está "cozinhando".

No bowl menor, sem o gelo, coloque todos os ingredientes com exceção do camarão e do limão.
Esprema o suco dos 2 limões e mexa bem. Reserve por uns 5 a 10 minutos para que a acidez do limão comece a "cozinhar" o peixe.

Enquanto isso, coloque um pouco de azeite na frigideira e deixe esquentar bem. Coloque os camarões de doure dos dois lados.

Coloque o cevice no prato ou numa taça como eu fiz e depois os camarões por cima. Regue com um pouco mais de azeite e decore com um pouco mais de coentro.

Se você não gosta de coentro eu não aconselho muito a fazer essa receita. Até pode ser substituído por salsinha, mas não fica a mesma coisa. Eu acho melhor colocar menos coentro para somente dar um gostinho do que fazer a substituição.

Bom Apetite !!!

Um comentário:

  1. Mauricio, sou o Edu do Cosco, tudo bem? Gostei da matéria do ceviche e esse adicional de manga e azeite... Muito bom!...

    ResponderExcluir