sábado, 27 de outubro de 2012

Rocambole

Vi essa receita no programa Cozinha Prática no GNT e achei bem fácil e decidi fazer uma surpresa para minhas filhas. Rocambole é uma opção muito boa para agradar crianças e ao mesmo tempo fugir um pouco das opções de chocolate.

Além disso, a vasta variedade de opções torna o doce multi uso, para diversas e diferentes ocasiões. As duas receitas mais originais são de goiaba e de doce de leite. Decidi fazer a segunda opção pois tinha o doce de leite em casa.

Apesar de não ser difícil, existem alguns truques que são importantes para evitar que a massa fique dura e seca.

Ingredientes
5 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de leite morno
200g de um bom doce de leite cremoso. Vale a pena investir no doce de leite que é a essência da receita, já que a massa é meio sem graça.

Ligue o forno a 180oC.

Separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e quando começar a espumar aumente. Se quiser colocar uma pitada de sal faz com que elas fiquem mais firmes.

Quando chegar ao ponto, triplicando de volume mais ou menos, adicione o açúcar aos poucos e depois as gemas, uma a uma. Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando a farinha.

Cuidado para não bater de mais para as claras não "quebrarem". Unte uma assadeira de mais ou menos 30x40cm e despeje a massa. Leve ao forno por 15 minutos ou até a massa ficar dourada por cima.

Assim que tirar do forno, desenforme a massa em cima de um pano e rege com as duas colheres de leite morno. Isso faz com que a massa não seque e facilita para enrolar.

Coloque o doce de leite por inteiro em cima da massa e com a ajuda do pano, enrole. Polvilhe com açúcar de confeiteiro se quiser.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário