quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Panzanella

Vi diferentes versões dessa salada recentemente na televisão e achei que poderia ser uma boa ideia. Resolvi criar minha própria receita. Testei duas vezes e em ambas foi aprovadíssima.

A segunda fiz como acompanhamento de um churrasco e a salada acabou antes do que a carne pois ela é muito leve, principalmente para um dia de muito calor.

O grande diferencial são os croutons que ao invés de serem coadjuvantes se tornam o ingrediente principal. Pode parecer estranho uns pedaços de pão relativamente grandes no meio da salada, mas tudo depende de como esse pão é feito.

Ingredientes
Crouton
2 chiabatas amanhecidas cortadas em cubos de mais ou menos 1,50 a 2,00 cm2
Sal grosso
Azeite
Paprica doce
Pimenta do reino

Em uma assadeira, coloque os pães e regue com azeite. Acrescente os demais ingredientes e misture bem com as mãos. Leve ao forno a 180oC até ficarem bem crocantes.

Salada
Croutons
Alcaparra
Tomate cortado em cubo
Cebola cortada em cubo
Azeitona preta sem caroço
Manjericão
Alho
Pimentão vermelho

As quantidades dos ingredientes dependem do gosto pessoal de cada um.

Se você tiver uma grelha da churrasqueira, coloque os pimentões até ficarem com a casca bem preta. Se não tiver pode levar ao forno ou até mesmo colocar sobre o fogo do fogão. Quando estiverem cozidos, coloque num recipiente e lacre com um filme. Deixe por cerca de 20 minutos para que terminem o cozimento no próprio calor. Depois desse tempo, tire a casca, as sementes e corte em fatias.

Numa vasilha onde a salada irá ser colocada, esfregue um dente de alho descascado para que fique com o gosto do mesmo. Misture todos os demais ingredientes e regue com azeite. Acerte o sal e sirva.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário