segunda-feira, 28 de maio de 2012

Penne com Ragu de Pato

Como gosto de cozinhar não costumo ir muito a restaurantes. Acabo indo muito mais a trabalho do que como um programa de lazer. Nessas poucas ocasiões procuro sempre pedir pratos que são mais elaborados e que provavelmente teria a dificuldade de preparar em casa. 


Outra dia pedi uma massa com ragu de pato. O prato estava muito bom, mas me deu a sensação de ser uma receita que eu poderia ter feito. Sabia que não deveria ser fácil, mas seria um bom desafio. 


Fiquei com isso na cabeça até que vendo o programa Que Marravilha (como várias das minhas receitas), o Claude preparou o mesmo prato. Ele colocou goiabada, o que eu achei um pouco extravagante. Até cheguei a comprar, mas quando passei por todo o processo da receita e ela estava com uma cara ótima, confesso que fiquei com medo e preferi não colocar.


A receita não é fácil, até porque requer uma certa sensibilidade na hora do cozimento, mas é algo que posso repetir no futuro, ainda mais agora sabendo os truques.


Ingredientes
4 coxas de pato
80g cebola roxa picada
100g cenoura ralada
2 dentes de alho picados
30g aipo picado (apesar de constar na receita original, eu não usei)
½ pimenta dedo-de-moça picada
250ml de vinho tinto Syrah
100g de extrato de tomate
220ml de molho de tomate
100g de azeitonas pretas fatiadas
50g de alcaparras

Água
Salsa picada, sal, pimenta, azeite extra virgem a gosto

Retire pele e gordura do pato. Esse é o primeiro processo mais complicado. A pele meio que se solta sozinha, mas é preciso ter uma boa faca e cuidado para não perder carne.



Tempere com sal e pimenta e coloque numa panela funda para fritar no azeite de todos os lados. Retire as coxas da panela e guarde. 


Na mesma panela e sem limpar, coloque a cebola, cenoura alho e aipo até ficarem macio. Acrescente o vinho tinto, o extrato de tomate, o molho de tomate e um copo de água. Reduza o fogo, recoloque o pato, cubra a panela e deixe ferver por 1:30 hora - 2:00 horas.


A cada 15 ou 20 minutos veja se está muito seco. Se estiver, acrescente mais um copo de água. Essa é a parte mais difícil e que requer sensibilidade. Se o molho ficar muito seco, pode queimar e não ter suficiente para o macarrão. Se ficar muito molhado ficará sonso. 


Após esse período, desligue o forno retire o pato. Assim que esfriar, desfie. Reascenda o fogo, junte ao molho as azeitonas pretas e as minialcaparras. Volte com as coxas de pato desfiadas para a panela e acrescente a salsa picada. Misture e verifique os temperos.

Cozinhe a 500g de Penne al dente na água fervendo com sal grosso, conforme a embalagem. Escorra, na mesma panela, misture com manteiga e adicione o ragu. Verifique os temperos e corrija se necessário.



Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário