domingo, 30 de janeiro de 2011

Risoto de Funghi Porcini

Esse é um clássico da culinária Milanesa, mas no meu caso dispenso o açafrão pois acho que o porcini seco já tem um sabor forte para manter o prato. Normalmente só como risoto em casa, acho um desperdício pedir esse prato num restaurante pois ele é muito fácil de fazer. Sempre procuro ter um estoque desse funghi no meu freezer e o único segredo aqui é que ele precisa ser de boa qualidade, preferencialmente importado da Europa. Não gosto do chileno, apesar da culinária de lá ser muito boa, o funghi é inferior aos demais europeus.



Segue a receita para 2 pessoas:
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de Azeite
50 ml de Leite
20ml de cachaça
2 xícaras de café de arroz arbóreo (não usaria arroz comum, mas também não é um problema)
100g de funghi porcini seco
500ml Caldo de legumes (aproximadamente - procure usar um com pouco gordura)
50g de manteiga
Queijo parmesão a gosto

Numa panela prepare o caldo e num outra ponha o azeite e a cebola para esquentar. Quando a cebola estiver transparente ponha o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o leite (essa é uma dica italiana que ajuda a deixar o arroz mais cremoso - não é comum encontrarem leite em receitas de risoto, mas eu garanto que fica bom). Quando o leite sumir coloque a cachaça e flambe.

Em seguida coloque um concha de caldo e mexa sempre, inclua os funghi e quando o caldo estiver quase seco coloque mais uma concha e assim por diante até ficar "al dente". A melhor maneira de verificar o ponto é experimentando de vez em quando. Quando estiver bom desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque ainda uma última concha do caldo. Coloque a manteiga e o parmezão.

Feche a panela e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos com a tampa. Sirva com um bom vinho tinto, preferencialmente italiano.

Bom apetite !!!

Um comentário: