sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Menu Vegetariano

Tenho uma amiga que é vegetariana e sempre que ela vem jantar em casa é um desafio e tanto. Para quem come carne, pensar em algo que seja totalmente vegetariano é bem difícil, ainda mais quando você vai fazer mais de um prato. A saída estratégia é sempre o bom e velho macarrão ou risoto.

Nesse caso, tentei sair do lugar comum e decidi fazer um menu mais criativo, usando partes de diferentes receitas que eu vi numa entrada e um prato principal.

De entrada fiz Figo Recheado com salada Frissê e Avocado, muito fácil, mas que pode impressionar bem.



Para o recheio do figo junte queijo cotage com parmesão, na mesma proporção. Descasque a fruta e com uma faca faça um buraco no meio para recheá-lo com os queijos. Por volta envolva em presunto cru e leve ao forno médio até derreter o queijo dentro e o figo ficar amolecido.



Para a salada, use alface frisse temperado com sal, azeite balsâmico e sal e misture com pedaços de Avocado. Escolha um mais firme para dar uma boa consistência ao prato.



Para o prato principal fiz uma Panqueca de Ricota com Picadinho de Cogumelos

Para a Panqueca, misture 1 ricota bem esfarelada com um Ovo e 2 colheres de sopa de farinha até formar uma massa homogenia. Separe em bolinhas e forme formato de Hambúrguer. Frite numa panela com um pouco de óleo em fogo baixo por 3 minutos de cada lado aproximadamente.

Me inspirei para o Picadinho de Cogumelos numa receita do programa Que Marravilha que gosto muito. Numa panela no fogão, coloque bastante azeite e junte 1 cebola roxa picada. Quando ela estive meio transparente junte 200g de cogumelo de paris, 200g de shitake e 200g de shimeji picados. Coloque 2 tomates picados, 1 colher de sopa de estrato de tomate, 250ml de vinho branco e 100ml de água. Sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por aproximadamente 20min. No final junte salsinha, cebolinha, manjericão picado. Para a montagem do prato coloque o picadinho em cima da panqueca e finalize com queijo parmesão ralado.

A sobremesa nesse caso é mais fácil e nada melhor no verão do que sorvete. Assim fiz uma taça de sorvete em camadas, também muito fácil de fazer e impressionar. O único segredo é usar ingredientes bons. No fundo eu coloquei Panetone Mousse. Depois uma bola de sorvete de creme e por cima uma colher de doce de leite. Logo em seguida cookies esfarelados, chantillye, chocolate ralado. Finalizei com umas folhas de hortelã para dar uma cor.



Qualquer dúvida ou mais detalhes é só postar uma mensagem no blog.

Bom apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário