sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pernil

Fazer um bom assado sempre foi uma das minhas dificuldades. Parece fácil já que é “só” temperar a carne e deixar no forno para assar. Mas a realidade não é tão simples assim. Temperar a carne realmente não é o mais difícil, mas acertar o cozimento sem técnica e experiência é bem mais complicado.
Sempre senti falta de cursos de culinária. O que combina com o que, tempo de cozimento, tipos de cozimento, etc. Sempre fiz tudo meio que na raça, procurando seguir as receitas a risca.
Minha primeira tentativa com pernil foi nota 5, dava para passar de ano, mas ficou muito longe do potencial que a carne tem.
Aprendi uma dica com um tio. Antes de temperar colocar 100g de sal para cada quilo de pernil e assar com um pouco de água. Essa água iria puxar o excesso de sal e a carne ficará super umida. Depois é só temperar como quiser. 

Resolvi tentar e convidei um amigo para me ajudar. Ele cuidou do trabalho sujo do tempero e do sal, eu cuidei do cozimento. 

No nosso caso, começamos fazendo vários furos e colocando o sal em cada um deles. No total foram quase 100g de sal por quilo de pernil. Colocamos o pernil numa frigideira de borda alta e mais 500ml de vinho branco, 1 cebola cortada grosseiramente, uns 6 dentes de alho, 1 pmenta dedo de moça (opcional), alecrim e tomilho a gosto. Deixe marinar por no mínimo 1 dia, preferencialmente por dois. 
O processo de cozimento é um pouco complexo. Existem vários métodos e nós optamos por um mais lento. Coloque o pernil em uma frigideira alta, sem a marinada e com água até a metade da altura da borda. Ligue o forno a 130oC e coloque o pernil por 4 horas. Após esse periodo, vire o pernil e deixe cozinhar por mais 4 horas. Aumente o forno para 180oC e cozinhe mais uma hora de cada lado para dourar. O total do cozimento será de 10 a 11 horas. Como li uma vez, de tempo ao pernil....

O resultado foi muito bom e os quase 5 quilos de pernil foram consumidos rapidamente. 
Pernil se come no sanduiche, simples, só a carne e um molho. Nesse dia tinha uma caponata em casa. O casamento foi perfeito.

Bom apetite !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário