sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nhoque da Nona com Ragú de Ossobuco

Minha mãe é uma excelente cozinheira. Tudo que ela faz fica bom, mas ela não segue muito as técnicas e vai mais na experiência mesmo. Seu forte são as massas e por isso raramente como esses pratos em restaurantes.
Incomparável é o nhoque. Resolvi pedir para que ela me ensinasse e sugeri fazermos um molhos de ragú de ossobuco. Quem nunca comeu ossobuco está perdendo. A carne é ótima, se bem feita, mas algumas vezes a ignorância é uma bênção e talvez seja melhor não saber de onde vem essa parte do boi....
O segredo do nhoque é a batata. Ela pode destruir até a melhor receita. Muitas pessoas cozinham a batata na água, mas aprendi que o melhor é no forno pois ajuda a não agregar mais humidade. 

Ingredientes
600g de batata asterix
100 a 120g de farinha (a farinha normalmente é 1/5 da batata)
3 gemas
60g de queijo parmesão
Noz Moscada a gosto
Sal e Pimenta a Gosto

Enrole as batatas em papel de alumínio e leve ao forno 180oC por cerca de uma hora. Ainda quente descasque as batatas e faça um purê. Espere esfriar.

Adicione os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. A farinha pode variar e por esse motivo é sempre melhor colocar aos poucos. As quantidades são um guia mas na verdade é quanto basta. Nunca vi uma medida assim, mas assim é. Tem que ir sentindo e acho que esse é o segundo segredo do prato. De qualquer forma se passar muito de farinha o nhoque perdera o gosto da batata.

Depois é só enrolar e cortar. Corte pequeno pois depois de cozido ele cresce. Cozinhe como qualquer pasta, ele estará pronto quando subir à superfície da panela. Coloque numa assadeira em que será servido. Outra dica é colocar ao mesmo tempo um pouco de molho enquanto se cozinha os outros, para os que já ficaram prontos não sequem.
O Ragú foi feito da seguinte maneira (achei essa receita na Internet e é muito boa, poderia até mesmo ser o prato principal).
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 kg de ossobuco cortado empedaço
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho picados
- 5 tomates médios picados
- 1 lata de molho de tomate
- 1 colher (sopa) de sálvia picada grosseiramente
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino branca moída
- sal a gosto

Modo de Preparo
1º - Numa panela de pressão coloque todos os ingredientes.
2º - Tampe a panela e leve em fogo alto até pegar pressão e a panela começar a chiar. Abaixe o fogo e conte 45 minutos. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela.
DICA: Não é preciso adicionar água, pois a carne cozinha em seu próprio caldo.

Bom apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário