segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Camarões a provençal


Essa receita é para quem gosta muito de camarões, pois é basicamente isso. Até pode acompanhar com arroz, batata, ou mesmo servir como aperitivo, mas o destaque é todo sobre os camarões.

Para um melhor resultado é preciso que o camarão seja grande, preferencialmente VG, esteja já limpo, mas com a casca e a cabeça. No meu caso, flambei com cachaça, mas outra bebida forte como o rum ou o conheque também serve. Use uma bebida de boa qualidade. 

Fiz como ceia de ano novo e foi um sucesso imediato. As pessoas ficaram mudas, o que significa que o prato estava bom.

O processo é bem simples e requer somente um pouco de atenção para o camarão não passar do ponto. 

Em uma figadeira grande, coloque azeite (umas 3 colheres) e uns 50g de manteiga. Deixe derreter. Coloque os camarões sem tempero mesmo. Não adianta colocar tempero, pois eles estão com casca que não serão comidas. 

Quando mudarem de cor, vire um a um e coloque 3 dentes de alho picado, sal e pimenta do reino a gosto. Isso irá temperar o molho que ficará na frigideira. 

Quando o camarão estiver quase pronto, tire a frigideira do fogo, jogue 50ml de cachaça e volte ao fogo com cuidado. Se precisar acenda um fósforo para flambar. Deixe a chama apagar e coloque salsinha (ou coentro) picado a gosto. 

Leve assim mesmo à mesa. O bacana é pegar um camarão de cada vez, tirar a casca e a cabeça, mergulhar nesse molho que ficou na frigideira e comer.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário