quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Polpetone

Faz tempo que queria fazer uma receita de polpetone. Já havia recebido uma de um amigo que me disse ser a verdadeira receita do Jardim de Napoli. Até tentei fazer, ficou razoável mas bem distante da original. 

Um dia, assistindo ao Que Marravilha, o Claude preparou e podendo ver o processo de montagem do bolinho, ficou muito mais fácil acertar depois. O resultado ficou surpreendente de bom e mais saudável pois a receita somente frita um pouco para criar a crosta e leva ao forno depois. Mesmo assim, poderia ter deixado fritar um pouquinhos mais, até para ficar com uma cor mais dourada.

A receita clássica sugere acompanhar com uma massa e molho de tomate. Foi exatamente isso que fiz, com um detalhe de que a massa era caseira. No blog já expliquei como fazer, mas uma boa massa pronta também serve.

Ingredientes do Polpetone
700g de alcatra moída
5 fatias de pão de forma rasgado, molhado no leite e espremido na mão para tirar o excesso de leite
200g de cebola roxa picada
1 ovo
50g de parmesão ralado
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
Pimenta dedo-de-moça picada (a gosto)
Salsa picada (a gosto)
Sal e pimenta (a gosto)
300g de mussarela ralada
Misture todos os ingredientes, menos a mussarela com a mão até formar uma massa única. Reserve.

Pegue um pouco dessa massa de carne do tamanho de uma bola de tenis mais ou menos. Corte um pedaço de PVC de mais ou menos 30 cm e coloque essa bola sobre ele, mais ou menos entre a ponta e o meio. Feche o PVC e com a mão, abra a carne até ficar fina, mas ainda redonda. 

Abra o PVC, par que seja colocada a mussarela no meio da carne e feche novamente para que a carne fique em forma de pastel, embrulhados. Repita essa operação até que toda a carne acabe. Guarde na geladeira durante uma hora.

Para empanar, coloque 100g de farinha de trigo num prato de sopa, 200g de de farinha de rosca ou pão de forma ralado no liquidificador em outro prato de sopa e 3 ovos num terceiro prato de sopa.

Retire os polpetones da geladeira, desembrulhe do PVC e passe na farinha de trigo, no ovo e empane com a farinha de rosca. Numa frigideira, frite cada polpetone dos dois lados com um pouco de azeite até ficarem dourados e coloque numa travessa. Leve todos ao forno a 180ºC durante 10 minutos.

Ingredientes do molho de tomate
700g de tomate sem pele
100g de cebola picada
2 de dentes de alho picado (opcional)
30ml de mel
20ml de vinagre balsâmico
30g ou 1 colher de extrato de tomate

Bata o tomate sem pele no liquidificador, peneire e reserve. Numa panela no fogo, coloque o azeite, a cebola, e o alho. Quando a cebola estiver esbranquiçada, acrescente o tomate batido e ferva. Acrescente o mel, vinagre balsâmico e extrato de tomate. Cozinhe de 10 a 15 minutos no fogo baixo e tempere com sal e pimenta a gosto. 

Cozinhe a massa que preferir al dente na água com sal de acordo com a embalagem. Retire a água e misture manteiga a gosto. 

Disponha o polpettone sobre a massa e cubra com molho de tomate. Salpique parmesão ralado. 

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário