quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Roastbeef

Essa receita eu aprendi com a minha mãe, mas normalmente ela serve cortado mais grosso em forma de medalhões. É uma opção, ainda mais quando se quer preparar uma refeição para várias pessoas. Eu resolvi cortar bem fino em forma de roastbeef, ficou uma delícia também.

Como não tenho a máquina de cortar frios (ainda!!!), tive que cortar na faca e para isso é necessário ter uma faca muito boa e muita paciência já que quanto mais fina a fatia, melhor.

Ingredientes
1kg de filet mignon limpo
2 a 3 colheres de sopa de mostarda dijon
óleo
Sal grosso a gosto
Pimenta do reino moído na hora a gosto
2 colheres de sopa de mel (essa é uma invenção no meu irmão, fica bom mas é totalmente opcional)

Coloque o sal e a pimenta na carne e aperte bem com as mãos para grudar bem. Coloque as colheres de mostarda, mel e o óleo por cima e mãos na massa. Não existe outra maneira melhor de espalhar do que com as mãos. É necessário que toda a superfície da carne fique coberta.

Ligue o forno a 250oC e unte uma assadeira com papel de alumínio. Reserve.
Em uma frigideira bem quente, sele a carne de todos os lados. Isso evita que ela perca sucos durante o cozimento.

Leve a carne para a frigideira untada e ao forno por 20 a 25 minutos dependendo de como você deseja a carne. Ela precisa necessariamente ficar mais para mal passada. Essa receita não é boa para quem gosta de carne ao ponto para mais.

Não existe muito uma maneira de se medir o ponto da carne. Se você tiver um termômetro digital, deve ser quando a carne estiver em aproximadamente 70oC. Com a mão, apertando um pouco, ela precisa estar macia, mas não muito.

Depois de assada retire do forno e deixe descansar por cerca de 5-10 minutos. Corte bem fininha. A vantagem é que se sobrar, pode ir à geladeira e comer frio como um frios qualquer.

Eu fiz um sanduiche com pão de forma 7 grão, roastbeef, mostarda dijon, só de um lado e queijo de minas que ficou simplesmente fantástico.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário