terça-feira, 25 de setembro de 2012

Petit Gateau de Banana

Essa receita é de um petit gateau de banana, mas poderia ser de goiaba ou qualquer outra fruta. A base da receita é a mesma e para variar é só trocar a fruta. Na verdade o doce da fruta que é o grande segredo. 

Na pizzaria mercatto no Morumbi tem essa sobremesa com goiaba. É uma delícia e sempre tive a curiosidade em saber como eles faziam. Já havia testado algumas vezes tentando adaptar a receita original, mas nunca dava certo. 

Até que um dia eu vi num site, não me lembro bem em qual, a receita abaixo de banana. Experimentei as duas versões e ambas ficaram ótimas. O desafio, como sempre, é saber o momento exato de tirar o bolinho, para que não fique cru e nem muito cozido. Infelizmente não existe um tempo determinado pois depende de cada forno.

Ingredientes
400 gramas de bananada (ou goiabada se for de goiaba)
200 gramas de Manteiga
120 gramas de açúcar
1 colher de sopa de chocolate em pó (no de goiaba troque por farinha ao invés do chocolate)
80 gramas de farinha de trigo
4 gemas
4 ovos inteiros
Em uma panela em foto baixo, aqueça a bananada e a manteiga misturando sempre até que fique homogêneo. Deixe esfriar.
 
Em uma vasilha, bata levemente os ovos e as gemas com o açúcar. Quando começar a ficar esbranquiçado, incorpore a farinha e o chocolate em pó (somente no de banana). 
 
Adicione a primeira mistura e mexa bem. 
 
Unte as forminhas de petit gateau e coloque a mistura até mais ou menos 75% do topo. Deixe repousar no refrigerador por pelo menos 4 horas.
 
Aqueça o forno até o máximo da temperatura e quando estiver bem quente asse por aproximadamente 8 minutos. O segredo é olhar sempre e quando tiver um círculo pequeno em cima de cru, esta na hora. Se toda a parte de cima estiver assada, o bolinho passou. Deixe descansar por uns 2 minutos e sirva com sorvete.
 
Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário