quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Penne alla bolognese

Bolognese é um molho típico da cidade italiana de Bolonha, daí o nome, normalmente feito com tomate e um ragú de carne. Esse ragú que pode variar para qualquer tipo de carne, desde boi, porco, cordeiro, etc.

Na teoria, qualquer pasta com tomate e ragú acaba sendo um bolognese.

O tagnliatelle é a massa mais tradicional do prato. Eu usei o Penne, não por algum motivo especial, mas por ser o macarrão que eu tinha em casa nesse momento.

Ingredientes para 2 pessoas
300g de macarrão (eu usei o Penne, mas pode ser rigorosamente qualquer um)
600g de tomate
10ml de azeite balsâmico
1 colher de sopa de estrato de tomate (opcional, serve para incorporar um pouco mais o molho e dar uma cor mais avermelhada)
1 cebola cortada em cubos pequenos
350g de alcatra moída (aqui também qualquer carne vale, desde que moída)
Sal e Pimenta a gosto

Coloque o tomate numa assadeira e leve ao forno a 180oC por cerca de uma hora. Após esse período, retire e deixe esfriar. Com uma faca, tire a parte de baixo do tomate e a casca. Vai sai muito fácil depois de cozida.

Bata no liquidificador até ficar totalmente líquido.

Coloque uma panela com água e sal para ferver. Essa panela será usada para cozinhar a massa, portanto quando ferver, mergulhe o macarrão e siga as instruções de tempo de cozimento da embalagem. Após esse periodo, escorra a água e coloque a massa na travessa que você irá servir.

Em outra panela no fogão, coloque um fio de azeite de oliva e a cebola e deixe dourar até ficar quase transparente.

Acrescente a carne, sal e pimenta e mexa até o avermelhado dela sumir completamente. Acrescente o tomate, azeite balsâmico e estrato de tomate.  Feche a panela e deixe cozinhar em fogo baixo de 15 a 20 minutos. Cuidado para o molho não ficar muito seco. Na dúvida, tire antes que ruim não irá ficar.

Misture o molho com a massa e sirva.

Bom Apetite !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário