sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cheesecake de maracujá

Já havia comentado que adoro cheesecake, para mim um dos doces mais gostosos entre os quais eu conheço. Já tinha inclusive colocado duas receitas nesse blog, uma tradicional e outra de chocolate. Basicamente na receita tradicional o que muda é a cobertura e para isso basta usar a criatividade.

Assim, o diferencial dessa receita não é, obviamente, a cobertura de maracujá, mas a maneira como ela é feita, uma das mais próximas do que se encontra nos EUA que eu já fiz. Sim, mesmo já tendo descoberto uma receita, muitas vezes faço variações pois sempre se aprende um pouco.

Vi essa maneira no programa Diário do Olivier e a aparência estava linda, por isso resolvi tentar. Usei a mesma cobertura do programa pois achei original. No site do programa a receita está um pouco diferente do que ele fez. Tentei primeiro a do site e não ficou muito boa. Vou passar a do programa.

Massa
300g de biscoito de maizena moído no liquidificador (moa de 100g em 100g para não estragar o aparelho)
200g de manteiga derretida

Misture os dois numa vasilha com uma colher até formar uma massa homogênea, com aparência de uma areia.

Numa forma de 30cm de diâmetro mais ou menos, untada com manteiga, coloque metade da massa no fundo e espalhe. Aperte com os dedos para ficar bem firme. Coloque  o restante nas bordas tomando cuidado para que a junção do fundo com a borda não fique muito grossa. Use as costas do dedo indicador nesse local para ajudar. Aperte bem a massa e leve à geladeira.

Recheio
750g de cream cheese
4 ovos inteiros
200g de iogurte
1 colher de sopa de essência de baunilha
150g de açúcar

Ligue o forno a 180oC.

Coloque todos os ingredientes numa batedeira e bata tudo por cerca de 10 minutos na potência média. Quando mais tempo bater, melhor ficará o doce. O recheio ficará bem líquido. Não se preocupe pois é assim mesmo e com o forno ele endurece.

Retire a massa da geladeira e com muito cuidado, bem devagar, coloque o recheio por cima. Coloque a forma com o doce dentro de uma assadeira e leve ao forno. Os objetivos de colocar na assadeira são proteger a massa do calor do forno, que vem de baixo e evitar que pingue recheio no forno.

Se o forno estiver bom, levará de 40 a 50 minutos, mas a medida correta é quando o centro estiver duo e consistente. Se começar a queimar antes disso, coloque um papel aluminio por cima.

Depois de pronto leve para a geladeira por cerca de 4 horas. O melhor é mesmo de um dia para o outro.

Calda de maracujá
Polpa de 3 maracujás grande
100g de açúcar (na verdade é a gosto, mas essa é uma boa referência para não ficar muito doce)

Leve os dois ingredientes ao fogo, misture e deixe ferver até engrossar um pouco. Deixe ferver e coloque por cima do cheesecake. Para isso o cheesecake tem que estar bem firme, portanto é recomendável que se faça a calda uma hora antes de servir.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário