sábado, 16 de junho de 2012

Crumble de Banana

Crumble é basicamente uma cobertura de farinha, manteiga e açúcar numa consistência meio de areia que deixa uma sensação de crocância depois de assado. 

É um prato doce de origem britânica, para realçar compota de frutas ou frutas, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com cremenata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.

Existem algumas variações desde a fruta usada que pode ser banana, pêssego, maça, desde que não seja muito aguada, até a própria farinha do crumble que em alguns casos se usa até granola.

Já fiz algumas vezes, inclusive um bolo crocante que usa o mesmo princípio. Vi essa receita no programa Cozinha Prática do GNT e como o próprio nome diz, é tão prático e rápido que vira uma sobremesa curinga.

Para o crocante de banana e o recheio
6 bananas-prata bem maduras, descascadas e cortadas em rodelas finas
150g de chocolate amargo picado em cubinhos.
½  xícara (chá) de suco de laranja (opcional)
Manteiga para untar

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma refratária com manteiga. Coloque a banana, suco de laranja e chocolate nessa forma e reserve.

Para massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de aveia em flocos
100g de manteiga gelada
¼ de colher (chá) de fermento em pó
1 pitada generosa de sal

Numa tigela, junte a farinha de trigo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Corte a manteiga em cubos de cerca de 1cm e junte 100g com a farinha. 


Com as pontas dos dedos, misture apenas até formar uma farofa grossa, parecendo uma areia. Quanto mais inteira ficar a manteiga, mais crocante ficará a massa. 

Transfira a farofa grossa para o refratário com a banana reservada, formando uma camada uniforme, e salpique os 10g de cubos de manteiga reservados. Pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. 

Sirva quente ou à temperatura ambiente. Pode acompanhar uma calda de caramelo. A receita está no seguinte link: 

http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/12/banana-caramelada-com-sorvete-de-creme.html

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário