terça-feira, 12 de julho de 2011

Camarões Grelhados, com Purê de Banana e Risoto de Coco

Fui ao restaurante Gero outro dia e vi esse prato no cardápio. Achei a combinação interessante, mas no dia acabei tendo que optar por outra opção pois estava com restrições alimentares. Aproveitando que estou em férias essa semana e que minha mãe tinha comprado camarões, resolvi tentar fazer. Ficou muito bom. A combinação dos três ingredientes é perfeita e no final ficou com um gostinho de quero mais. É um prato um pouco trabalhoso pois é praticamente o mesmo que preparar 3 pratos aos mesmo tempo, mas vale muito a pena. Além disso, as medidas não são tão precisas e você precisa ir sentindo o ponto para ficar bom.

Comece colocando 6 bananas da terra no forno a 180oC por aproximadamente 40 minutos até ficar mole. Se preferir colocar na panela de pressão também funciona. O segredo é que a banana tem que estar com casca. 

Depois de uns 20 minutos que a banana estiver no forno, faça o Risoto.

Segue a receita para 2 pessoas:
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de azeite
50 ml de leite
50ml de vinho branco
2 xícaras de café de arroz arbóreo
1 garrafa de leite de coco
100g de côco ralado
500ml de caldo de legumes,aproximadamente ( procure usar um com pouca gordura)
50g de manteiga
Sal a gosto

Numa panela prepare o caldo e numa outra ponha o azeite e a cebola para esquentar. Quando a cebola estiver transparente ponha o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o leite e depois que evaporar o vinho.
Em seguida coloque uma concha de caldo e mexa sempre até ficar "al dente". Inclua 1/3 do coco ralado no início, 1/3 mais ou menos no meio e 1/3 no final. Coloque o sal. Depois de uns 10 minutos coloque o leite de coco. A melhor maneira de verificar o ponto é experimentando de vez em quando. Quando estiver bom desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque ainda uma última concha do caldo. Coloque a manteiga, feche a panela e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos com a tampa.

Nesse momento a banana deverá estar pronta. Coloque todas descascadas no processador com 50g de manteiga, sal e 50ml de creme de leite. Bata e verifique o ponto. Ele precisa ficar mole como um purê de batata. Se estiver duro coloque mais um pouco de creme de leite e bata novamente.

Camarões
Escolha um camarão grande ou médio. A quantidade por pessoa depende de cada um.
Limpe e tire a casca. Tempere com sal, limão, salsa, cebolinha picadas e alho. Use uma grelha bem quente e frite dos dois lados até ficar bem cozido.

Monte o prato com os camarões em cima do purê de banana e o risoto ao lado.

Bom Apetite !!!


Um comentário: