sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mil folhas de legumes

Essa é uma receita boa que pode tanto servir de entrada para um jantar quanto como prato principal, ainda mais se for servido para vegetarianos. Fiz meio sem querer outro dia em que cheguei em casa e estava com vontade de jantar algo diferente e leve. Abri a geladeira e peguei todos os legumes que encontrei. Eu usei tomate, abobrinha, berinjela e cebola, mas poderia ter colocado alho poro, pimentão e talvez até uma batata doce já pré cozida. 


Vamos aos ingredientes para duas pessoas
4 rodelas de tomate cortados mais ou menos com 1cm
4 rodelas de berinjela cortados com 1 cm
4 rodela de abobrinha com 0,5 cm
4 rodelas de cebola ou cebola roxa cortado com 0,5 cm
2 pedaços grossos de queijo de minas, ou outro queijo que derreta pouco
Sal, Pimenta, Manjericão
Azeite
50 ml Azeite Balsâmico

Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto. Passe azeite por volta de todos eles. Colocando o azeite no alimento e não na panela impede que faça muita fumaça. Tempere o queijo com azeite e orégano.

Ponha tudo numa grelha no forno e cozinhe do dois lados. Use uma grelha e não uma frigideira normal pois faz toda a diferença.

Coloque o azeite balsâmico numa panela, deixe ferve e reduzir até mais ou menos a metade. Isso fará com que ele fique mais grosso e mais doce também.

Outra coisa que eu faço é o meu próprio crouton. Uso o pão de forma que eu tiver em casa, corto em cubinhos e coloco no forno até ficarem assados.

Quando os legumes e o queijo estiverem grelhados dos dois lados monte o prato. Coloque uma rodela de tomate na frente da outra e as berinjelas ao lado. Coloque as abobrinhas em cima dos tomates e as cebolas em cima das berinjelas. Coloque o queijo por cima de tudo e despeje o molho balsâmico reduzido, um pouco mais de azeite e os croutons.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário