terça-feira, 24 de setembro de 2013

Torta brûlée de fubá

Vi essa receita no programa a Confeitaria. Eles estão passando alguns episódios antigos e esse era um deles. O doce tem esse nome porque caramelizam o açúcar com um maçarico no final, mas na verdade só tem isso de brûlée, já que é muito mais uma torta.

A verdade é que fubá combina muito com goiabada. Já tentei colocar os dois juntos em um bolo, mas acabou não dando muito certo. Nesse caso funciona pois existe uma base de massa podre que ajuda a manter a goiabada.

A receita é relativamente simples. Comi quente, assim que saiu do forno, em temperatura ambiente e depois gelada. Fica bom das três maneira, mas a última é a melhor.

Massa
125g de manteiga em temperatura ambiente
100g de açúcar refinado
300g de farinha
1 ovo em temperatura ambiente
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal

Misture tudo até formar uma massa homogênea. Eu fiz na mão mesmo. Se preferir usar um processador, não tem problema. Na batedeira ficar um pouco mais complicado, mas também da certo.

Envolva em uma papel filme e deixe na geladeira por 1 hora.

Após esse período, abra a massa. Se preferir, use um rolo de macarrão e coloque numa forma redonda de 20cm de diâmetro. Eu prefiro ir colocando pedaços na forma e arrumar com a mão mesmo. Fica mais rústico, mas faz menos sujeira.

Asse em forno 200oC por cerca de 10 minutos ou até ficar levemente dourada nas laterais. Tome cuidado pois essa massa volta ao forno.

Recheio
150g de goiabada cremosa
120g de fubá
50g de farinha de amêndoas (como é difícil de achar, use amêndoas em lasca e triture no processador)
100g de manteiga em temperatura ambiente  
1 xícara de açúcar refinado
4 ovos
Açúcar demerara ou cristal para caramelizar no final

Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme leve. Junte os ovos um a um. Adicione a farinha de amêndoas e o fuba e mexa bem até ficar homogêneo. A massa ficará bem mole. É assim mesmo.

Coloque a goiabada cremosa em cima da massa assada. Por cima jogue essa mistura de fubá, tomando cuidado para não mexer muito pois a ideia é que fiquem três camadas e não que a goiabada se misture ao fubá.

Asse em forno 180oC por cerca de 35 minutos até o creme de fubá ficar resistente. Essa é a parte mais difícil, o meio precisa estar bem firme para não ficar cru.

Deixe esfriar um pouco, coloque o açúcar demerara ou cristal em cima e caramelize usando um maçarico ou o grill do forno.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário