sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Robalo à Indiana

Queria fazer com que minhas filhas comecem mais peixe. Acredito que quando a criança aprende a comer tudo desde pequeno, fica mais fácil quando adulto. Até compramos alguns peixe congelados, mas o gosto não é realmente muito bom. 

Achei que se fosse peixe fresco, que tem o sabor mais natural, elas gostariam mais. Numa das minhas idas à praia resolvi comprar um robalo que é um dos que eu mais gosto. Estava fresco, mas como não ia usar naquele momento, decidi congelar. 

Não recomendo isso já que ele perde um pouco do sabor, mas é melhor comprar fresco e congelar do que já congelado do supermercado. 

Busquei num dos meus sites preferidos (Que Marravilha) uma receita e achei essa com molho indiano. É um pouco forte para as meninas, que acabaram comendo somente grelhado, depois da marinada, mas valeu a pena pelo resultado final. Servi com arroz branco normal e banana da terra gralhada com um pouco de manteiga.


Ingredientes
800g de filé de robalo
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (sopa)    de cominho em pó
½ pimenta dedo-de-moça picada
1 iogurte natural
Suco de 1 limão
Sal (a gosto)
Azeite (a gosto)
Corte o peixe em filé e tempere com sal. Misture a cebola e alho picados, cominho em pó, gengibre em pó, pimenta dedo de moça, iogurte e suco de limão. Coloque a mistura sobre o peixe e cubra com papel-filme. Guarde na geladeira por, no mínimo, 20 minutos. Retire o peixe da geladeira e da marinada e coloque em um tabuleiro com azeite. Deixe assar entre 10 e 15 minutos, no forno a 180ºC. Esse tempo pode ser maior dependendo do tamanho das postas. 

Para o garam masala:
2 colher (sopa) de cominho em grão
2 colher (sopa) de coentro em grão
2 colher (sopa) de cardamomo em grão
1 colher (sopa) de pimenta preta em grão
2 colher (sopa)de canela em pó
1 colher (chá) de noz-moscada em pó
½ colher (sopa) de açafrão em pó

Bata tudo no processador de alimentos ou liquidificador e guarde em um pote bem fechado.

Para o molho:
2 colher (sopa) de cebola picada
150ml de leite de coco
3 colher (sopa) de molho de tomate
80ml de creme de leite
1 colher (sopa) de garam masala
2 colheres da marinada do peixe

Sal (a gosto)
Azeite (a gosto)

Numa frigideira, sua a cebola no azeite e juntar o molho de tomate e o leite de coco. Deixe cozinhar a fogo. Acrescente o garam masala, a marinada do peixe. Por fim, entre com o creme de leite. Deixe ferver para engrossar. Verifique os temperos. Se precisar coloque mais mais sal ou gram masala a gosto.

Coloque o peixe no prato e cubra com molho. Coloque o arroz em uma forma e aperte. Desenforme no prato e decore com uma folha de coentro. Acrescente as bananas e decore com um pouco de garam masala na volta, se desejar.


Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário