terça-feira, 2 de julho de 2013

Sopa de Cebola

Tenho que confessar que não sou muito fà de sopa e normalmente não fazem parte do meu cardápio. Mas outro dia coincidentemente estava um friozinho em São Paulo e o caderno paladar publicou uma receita de sopa de cebola. Me pareceu muito boa e resolvi fazer.

De acordo com o Paladar, essa sopa é uma especialidade de Lyon, cidade do litoral sul francês, mas ficou famosa em Paris, onde virou um clássico de fim de noite. Ela era servida de madrugada no mercado de Les Halles (que fechou em 1970), o que transformou o local em um ponto de encontro de artistas.

Por muito tempo foi moda em SP também, mas foi perdendo espaço para lanches mais rápidos. O grande truque dessa receita é assar a cebola antes para deixá-las mais leves.

Ingredientes para 4 pessoas
5 cebolas grandes descascadas e cortadas em rodelas médias
75g de manteiga
100 ml de vinho branco seco
1 colher de sopa de azeite
1 folha de louro
50ml de vinho do porto (opcional)
1 litro de água
1 tablete de caldo de legumes
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Mostarda Djon para passar nas fatias de pão

4 fatias de pão italiano bagete (ou qualquer outro de casca dura)
100g de queijo Gruyére ralado

Pimenta e Sal a gosto

Coloque as cebolas, 50g de manteiga e o vinho branco numa assadeira e leve ao forno 180oC por cerca de 20 minutos até as cebolas ficarem bem macias.

Numa cassarola grande, coloque os 25g de manteiga restantes com o azeite e deixe amolecer. Coloque as cebolas, somente elas sem o líquido da assadeira e mexa bem até começarem a ficar caramelizadas. Jogue o açúcar, o louro e misture mais um pouco.

Acrescente o vinho e a manteiga que ficaram na assadeira e cubra as cebolas com a água. Pode ser que precise um pouco mais ou menos de água. Coloque o vinho do porto, sal, pimenta e o tablete de caldo de legumes. Deixe ferver por 15 a 20 minutos, tomando cuidado para não secar de mais.

Torre o pão numa torradeira, passe a mostarda e coloque 25g de queijo em cima de cada fatia. Coloque a sopa em 4 travessas individuais, onde serão levadas à mesa. Disponha uma fatia de pão em cima de cada sopa e leve ao forno até que o queijo derreta.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário