domingo, 1 de abril de 2012

Bolo delícia de laranja

Comi uma vez um bolo que era basicamente um pão de ló com um recheio de laranja. O bolo é simplesmente espetacular e desde então venho buscando copiar a receita.

Já tentei diversas maneiras diferentes, desde um brigadeiro, que acabou coalhado, até misturar com creme de leite. Vez após vez não conseguia chegar nem perto do sabor original. Esse é o problema de cozinhar sem ter estudado a teoria.

Depois de várias outras tentativas acho que cheguei perto do ideal. Ainda não é exatamente a mesma maneira, mas de qualquer forma o bolo ficou muito bom.

Recheio de Laranja
Ingredientes:

400ml de suco de laranja pera
4 ovos mais 4 gemas

300g de açúcar
1 pitada de sal
3 colher (chá) bem cheia de amido de milho
200g de manteiga amolecida, em cubos
Leve uma panela ao fogo brando o suco, o açúcar, o sal e os ovos e bata com um fouet
Quando estiver bem homogêneo, peneire o amido, batendo sempre. Se parar de bater, os ovos talham. Quando o creme estiver grosso como um purê e começar a borbulhar, retire do fogo e incorpore a manteiga. Mas um cubo de cada vez e sempre mexendo. Transfira para uma tigela e cubra com filme de PVC encostando-o diretamente no creme. Refrigere por pelo menos 1 hora. Porém, ficará melhor se for por uma noite.



Pão de ló

12 ovos
360g de farinha de trigo
360g de açúcar

Bata os ovos e o açúcar até formar um creme leve e fofo e triplicar de tamanho. Acrescente a farinha bem devagar pois como o bolo não vai fermento é o ar que entrou na mistura de ovos e açúcar que faz ele crescer. 

Divida a massa em 3 porções iguais. 

Asse cada porção individualmente numa forma redonda de aproximadamente 30cm de diâmetro por cerca de 30 minutos em uma temperatura pré aquecida de 180oC.

Montagem
Licor de laranja ou Suco de laranja para umidecer a massa.

Coloque a primeira massa assada numa forma para servir. Espalhe 2 ou 3 colheres de suco de laranja ou licor sobre a massa e depois ponha 1/4 do recheio por cima. Coloque a segunda massa e repita o procedimento.

Na terceira massa, corte ela ao meio para que fiquem dois pedaços redondos mais baixos. Coloque o primeiro pedaço sobre as outras duas e mais 1/4 do recheio por cima. Corte o segundo pedaço em quadradinhos e monte o topo do bolo.

Com o recheio que sobrou, passe na lateral do bolo todo (eu não fiz isso nas fotos). Polvilhe tudo com açúcar de confeiteiro. 

Bom Apetite !!!




2 comentários:

  1. Sugestão no recheio coloque um pouco de baunilha (a vargem pretinha para fever com o açúcar)

    ResponderExcluir
  2. Deve ficar muito bom. Obrigado pela dica. Farei isso na próxima vez.

    ResponderExcluir