sábado, 28 de abril de 2012

Miolo de Alcatra com Risoto de Gorgonzola

Eu estava ontem sem muitas ideias do que fazer para o jantar. Queria comer algo que fosse realmente gostoso depois de uma semana bem agitada, mas as opções na geladeira e dispensa estavam escassas. Entrando em alguns blogs vi uma receita de Alcatra. Não segui a receita, mas gostei da ideia da Alcatra já que sai do lugar comum do Filet Mignon ou dos bifes de chorizo que tenho feito ultimamente. 
As quantidades da receita servem 2 pessoas.

Alcatra
1 bife de miolo de alcatra de aproximadamente 300g
Sal grosso a gosto
Paprica a gosto
Curry a gosto
Pimenta do reino em grãos moída com a faca a gosto

Tempere a carne com todos os ingredientes. Coloque uma grelha no forno e quando estiver bem quente coloque o bife, mais ou menos 6 minutos de cada lado. 

Quando o bife estiver pronto, tire do forno e deixe descansar em uma tábua ou algo assim por 5 minutos. Não corte a carne antes disso pois o suco irá se perder e ficará menos saboroso. 

Risoto
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de Azeite
50 ml de Leite 
20ml de vinho branco
2 xícaras de café de arroz arbóreo
300g de queijo gorgonzola

500ml Caldo de legumes (aproximadamente - procure usar um com pouco gordura)
50g de manteiga
Queijo parmesão a gosto

Numa panela prepare o caldo e em outra ponha o azeite e a cebola para esquentar. Quando a cebola estiver transparente ponha o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o leite. Quando o leite sumir coloque o vinho branco e deixe evaporar, mexendo sempre. 

Em seguida coloque um concha de caldo e quando o caldo estiver quase seco coloque mais uma concha e assim por diante até ficar "al dente", lembrando-se de mexer sempre. A melhor maneira de verificar o ponto é experimentando de vez em quando. Quando estiver quase bom coloque o gorgonzola e quando estiver pronto desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque ainda uma última concha do caldo. Coloque a manteiga e o parmesão. 

Feche a panela e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos com a tampa. 



Sirva com a carne.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário