sábado, 31 de março de 2012

Palmito pupunha assado com saladinha de agrião

Palmito pupunha não é muito difundido no Brasil, mas vem ganhando adeptos e parece estar entrando na moda culinária. Tenho visto cada vez mais restaurantes com esse item no cardápio.

Eu gosto muito. Na primeira vez que comi estranhei um pouco, até porque o gosto é bem diferente do palmito tradicional e o nosso cérebro nos engana buscando um sabor parecido.

Depois dessa primeira experiência comecei a fazer com mais frequencia. Já havia usado uma vez numa receita de salada caprese para dar uma crocância ao tomate e a mussarela de búfala:

http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/02/salada-caprese.html

Dessa vez resolvi fazer como "personagem principal"de uma entrada.

Ingredientes para 4 pessoas
Palmito
1 Palmito pupunha inteiro com casca
Alcaparra a gosto
75g de manteiga
1 pão de forma (usei um multigrãos para dar um gosto melhor)

Enrole o palmito em papel aluminio e leve ao forno a 200oC por 1 hora. Após esse período, retire do forno e  deixe esfriar. A parte comestível é o miolo, portanto com uma faca tire a casca, tomando cuidado para manter o palmito intacto. Corte o palmito ao meio, ficando com 2 rolos e depois cada rolo ao meio novamente mas no sentido transversal, parecendo um barquinho. Reserve

Corte o pão de forma em cubinhos e coloque no forno até ficarem crocantes. Reserve.

Numa frigideira coloque a manteiga e a alcaparra até a manteiga derreter e começar a ficar marrom.

Para montar prato, coloque essa manteiga com alcaparra no fundo, como uma ˜cama˜, coloque um pupunha em cima  desse molho e depois os crouton em volta. Repita isso com cada um dos 4 pratos.


Salada
Mini Agrião
Azeite
Sal
Pimenta
Azeite Balsâmico
1 Limão Sisciliano


Em um bowl pequeno, coloque a gosto o sal, pimenta, azeite, balsâmico e o limão sisciliano. Verifique o gosto e corrija se necessário. Coloque o agrião em cima do palmito e regue com esse molho.

Bom Apetite !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário