quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mole Poblano

Mole é o nome genérico dado a molhos com chilis no Mexico. Fora do país, acabou se tornando sinônimo de um dos tipos que é o Mole Poblano. Esse molho é usado de diferentes formas, desde acompanhados de uma carne, até em burritos ou tacos, o que foi o meu caso.

O interessante dessa variação molho é que, apesar de ser salgado, leva chocolate meio amargo. Entretanto, tome cuidado com a quantidade e a qualidade do chocolate pois pode mascarar todo o gosto dos demais ingredientes.

Existem também infinitas maneira de se preparar. Cada região, cidade ou até mesmo família tem uma receita diferente, mas a base para todas elas é o chili. No fim do dia, mole é um molho de misturas de chili, portanto não é o mais aconselhável para quem não gosta de pimenta.

Preparei essa versão em um jantar Mexicano que fiz, ficou realmente bem gostoso, mas é para um tipo de paladar bem especifico.

Ingredientes
16 pimentas diversas, podendo ser dedo de moça, chili anchos, chili pasillas, mulatos, moras, etc, todos limpos, sem semente e em partes iguais. Eu acabei usando somente dedo de moça e também em menor quantidade, somente 4 inteiros.
100g de manteiga
1/2 pão francês
1 tortilla dura picada em cubos (pode ser também pão sírio assado e cortado)
50g de uva passas
100g de banana da terra picada
100g de castanha
50g de amêndoas
50g de avelã
2 cravos da índia
1 colher de sopa de semente de gergelim
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de orégano desidratado
1 cebola
1 tomate verde
1/2 cabeça de alho
50g de chocolate meio amargo de boa qualidade
150ml de caldo de frango
Sal e pimenta a gosto

Em uma assadeira com papel alumínio, leve ao forno médio o tomate, a cebola e o alho por cerca de uma hora até ficarem bem macios. Depois de assados, retire as cascas e pique tudo junto formando quase que um purê.

Enquanto isso, em uma frigideira aqueça metade da manteiga em fogo médio e doure as pimentas, pão tortilla, uva passas, banana, castanha, amêndoa, avelã, canela, cravo, orégano e o gergelim.

Misture os dois preparos e leve a um processador até obter uma pasta.

Em uma outra panela, aqueça a outra metade da manteiga e adicione o chocolate, mexendo até derreter. Misture a pasta feita no processador e o caldo de frango, acertando o sal e a pimenta. Mexa e deixe reduzir até a consistência desejada, ainda líquida, mas consistente. Sirva com uma carne, frango ou tacos.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário