quinta-feira, 18 de abril de 2013

Barrinha de Caramelo e Chocolate (Twix)

Essa deve ser talvez uma das primeiras receitas que eu fiz. É um clássico da família Pasqualetti e a preferida de um dos meus irmãos. Ele gosta tanto que me fez levar os ingredientes do Brasil a Chicago, só para preparar.

Quando ele morava por lá, fui visita-lo e perguntei o que ele queria do Brasil. Entre tantas opções ele me disse que queria esse doce. Tive que atender e fazer. Como a quantidade dá para muita gente, até porque é difícil comer muito mais do que uma ou duas por vez, ele acabou levando ao seu trabalho e fez o maior sucesso por lá também.

O resultado final lembra o chocolate Twix da Mars, por ter uma camada de biscoito, outra de caramelo e chocolate por cime. Não por coincidência, esse é um dos chocolates que mais gosto.

A receita eu encontrei  em um livrinho de receitas só de Bolos, Pães e Guloseimas que por acaso apareceu em casa. É bem fácil de fazer, são 3 etapas, uma para cada camada e é só seguir o passo a passo.

Massa
180g de manteiga
75g de açúcar refinado
265g de farinha de trigo

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme leve e fofo. Adicione aos poucos a farinhas e mexa até formar uma massa. Ela fica bem lisa.

Numa assadeira média coloque a massa. Não precisa untar pois a massa tem bastante farinha. A melhor maneira de fazer isso é pegar pedaços dela e ir colocando na forma, somente no fundo. Você pode usar um pau de macarrão para abrir, mas eu acho mais complicado. Ao final, acerte a altura para que toda superfície fique nivelada.

Asse em forno a 180oC, pré aquecido, por cerca de 25 a 30 minutos, até ficar dourado. Reserve.

Recheio de caramelo
250g de manteiga
100g de açúcar refinado
2 latas de leite condensado
8 colheres de sopa de Karo

Coloque todos os ingredientes numa panela em fogo baixo e deixe ferver, mexendo sempre. Quando ferver, cozinhe por cerca de 5 a 7 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar e despeje sobre a massa. O ideal é deixar o caramelo esfriar bem antes de ir para a terceira etapa. Melhor se for de um dia para o outro, guardando na geladeira.

Cobertura
200g de chocolate meio amargo
20g de manteiga

Derreta em banho maria o chocolate com a manteiga e coloque por cima do caramelo. Cuidado pois a mistura esfria rápido e fica mais difícil de trabalhar.

Deixe esfriar, corte em barras e sirva.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário