segunda-feira, 6 de maio de 2013

Filé com crosta de ervas e cogumelo recheado

Mais uma do Que Marravilha. Já tinha feito um filé com crosta de ervas e foi uma das primeiras receitas que eu coloquei no Blog. No entanto, colocava a crosta antes de começar o cozimento e as ervas acabavam queimando. Acabava dando um gosto no filé, mas era muito parecido do que temperar com as ervas. 

Essa versão é bem interessante pois cria uma crosta bem marcante na carne. Foi feita no programa em que o atro deveria ser o cogumelo, que ficou bom também, mas sempre como um acompanhamento do prato principal. Servi ainda com batatas assadas num típico almoço de sábado. Ficou muito bom. 

Filé mignon
1 peça de 800g mais ou menos de file mignon 
4 dentes de alho na casca
Tomilho
Louro
Alecrim
Azeite a goto
Sal a gosto
Pimenta do moinho a gosto

Tempere o filé mignon inteiro com todos os ingredientes e deixe marinar por 20 minutos no azeite. Em uma frigideira, sele a carne de todos lados. Retire e asse por 10 minutos no forno a 200ºC. Corte em pedaços de 200g e cubra com a crosta.

Crosta de ervas
120g de manteiga
2 dentes de alho picado
150g de farinha de rosca
100g de parmesão ralado            
Salsa picada
Cebolinha francesa picada
Tomilho picado
Alecrim picado
Coentro
Sal (a gosto)
Pimenta-do-moinho (a gosto)

Enquanto o filé assa no formo prepare a crosta misturando todos os ingredientes. Coloque nos pedaços de 200g de carne e leve ao forno por mais uns 5 minutos no grill para que a crosta fique crocante.

Cogumelos
8 cogumelos Paris gigantes
1 colher de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)

Lave os cogumelos gigantes com pano molhado e retire o talo. Limpe a parte preta interna com uma colher de café e frite-os no azeite bem quente apenas de um lado. Tempere com sal e pimenta.

Pure de cogumelos
1kg de cogumelos frescos Paris normais
500ml de creme de leite fresco
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)

Pique na faca os talos dos cogumelos gigante e os cogumelos Paris frescos. Leve ao fogo em uma panela tampada e deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque num pano e retire a água. Volte os cogumelos ao forno até que a água fique toda reduzida e ele se caramelize. Coloque o creme de leite e reduza até engrossar. Verifique os temperos e reserve.

Para fazer o recheio do cogumelo
O purê de cogumelos
2 dentes de alho picado
2 colheres de cebola roxa picada
1 colher de pimenta dedo-de-moça picada
60ml de vinho do Porto tinto ou Conhaque
5g de farinha de trigo
250ml de creme de leite
2 colheres de manteiga
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)
200g de queijo parmesã ralado

Deixe suar na manteiga o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Junte o purê de cogumelos  e deixe flambar com vinho do Porto. Coloque a farinha, misture bem e acrescente o creme de leite. Deixe ferver até engrossar. Verifique os temperos e deixe esfriar. 

Recheie os cogumelos gigantes e coloque no forno a 180ºC durante 10 minutos. Cubra com parmsão ralado e leve ao forno novamente até gratinar.

Sugestão de Vinho para harmonizar:
Montes Alpha Syrah 2009

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário