sábado, 25 de maio de 2013

Tagliatele alla Bolonhesa

Tradicionalmente o molho bolonhesa é feito por carne e tomate, ou seja, não necessariamente especifica qual carne e como ela deve estar.  A receita original de Bolonha que da o nome, entretanto, é bem específica. Ela leva carne de boi, pancetta, cebola, cenoura, aipo, pasta de tomate, caldo de carne, vinho branco e opcionalmente leite. Fiz uma versão particular inspirada no programa Tempero de Família do GNT.

Estava assistindo esse programa na sexta a noite, quanto fizeram essa receita. Me deu água na boca e decidi fazer no almoço de sábado. Mudei um pouco, dando um toque particular e ficou muito bom. Complementou com a massa feita em casa também que sempre ajuda a deixar a receita mais gostosa.

Ingredientes
300g de alcatra cortada em cubos pequenos (preferi não moer como no molho tradiconal para a carne aparecer mais)
1 talo de alho poró cortado em rodelas
3 tomates inteiros
200g de cogumelo paris cortados em fatias
1 colher de sopa de estrato de tomate
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de azeite

Um truque para descascar o tomate é fazer um corte em X na extremidade e colocar numa água fervendo por 30 segundos. A pele sai completamente. Depois é só tirar a semente e cortar em cubos pequenos.

Numa panela em fogo baixo, leve a carne para fritar com o azeite. Mexa no começo até a carne começar a soltar água. Quando isso ocorrer, pare de mexer e deixe a água evaporar. Acrescente o alho poró e o cogumelo e deixe cozinhar um pouco. Junte os tomates e mexa. Esses tomates irão soltar a água que servirá como base do molho. Somente agora coloque o sal e a pimenta. Deixe cozinhar um pouco e acrescente o extrato de tomate. Quando estiver com uma consistência mais espessa o molho está pronto.

Faça o macarrão como indica a embalagem. Se for massa fresca deixe cozinhar até ficar al dente. Misture o molho.

Bom Apetite !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário