domingo, 10 de fevereiro de 2013

Crème brûlée

Recentemente ganhei de um amigo um maçarico para cozinhar. Era um dos pouco apetrechos de cozinha que ainda não tinha. Fiquei louco para usar e nada melhor do que estrear com a receita mais tradicional de todas que é o Crème Brûlée.

A autoria do Crème Brûlée é desconhecida, nem mesmo se sabe se é um francês legítimo ou de algum outro lugar da Europa. O que se sabe é que foi bem difundido na França. A receita é antiga e apareceu pela primeira vez em1691 no livro Le Cusinier Royal at Bourgeois do chef Frnçois Massialot e deve ser servido em temperatura ambiente, ou seja, deve-se deixar esfriar mas não colocar na geladeira.

O creme em si tem um gosto relativamente simple, o grande diferencial é a crosta de açúcar que somente é conseguida com o maçarico. Usar a grelha do forno pode ser uma alternativa, mas não fica igual.

A receita que eu fiz é a tradicional, mas diversas releituras com sabores como manga, chocolate, menta etc também deixam o docinho bem gostoso.

Ingredientes
4 gemas bem amarelas
60g de açúcar
300ml de creme de leite
50ml de leite
Sementes de 1 fava de baunilha. Pode ser usado a essência de bunilha, mas não é a mesma coisa. Além disso é a baunilha que dá o gosto ao doce pois os outros ingredientes são mais neutros. Por isso, vale a pena investir na fava.
100g de açúcar demerara ou crista para a crosta

Aqueça o forno a 160oC.

Leve o leite, o creme de leite, as sementes de baunilha e a fava ao fogo baixo para esquentar um pouco. Numa batedeira bata o açúcar com as gemas até dobrar de tamanho.

Retire a fava do leite e misture aos poucos no açúcar, com a a batedeira ligada na velocidade baixa.

 Coloque o creme em forminhas de cerâmica e leve a uma assadeira com água para que asse em banho maria. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.

Ele tem que estar consistente e não líquido. Deixe esfriar e polvilhe o açúcar demerara por cima. Use o maçarico para caramelizar o açúcar e criar a crosta.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário