sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cheesecake de maracujá

Já havia comentado que adoro cheesecake, para mim um dos doces mais gostosos entre os quais eu conheço. Já tinha inclusive colocado duas receitas nesse blog, uma tradicional e outra de chocolate. Basicamente na receita tradicional o que muda é a cobertura e para isso basta usar a criatividade.

Assim, o diferencial dessa receita não é, obviamente, a cobertura de maracujá, mas a maneira como ela é feita, uma das mais próximas do que se encontra nos EUA que eu já fiz. Sim, mesmo já tendo descoberto uma receita, muitas vezes faço variações pois sempre se aprende um pouco.

Vi essa maneira no programa Diário do Olivier e a aparência estava linda, por isso resolvi tentar. Usei a mesma cobertura do programa pois achei original. No site do programa a receita está um pouco diferente do que ele fez. Tentei primeiro a do site e não ficou muito boa. Vou passar a do programa.

Massa
300g de biscoito de maizena moído no liquidificador (moa de 100g em 100g para não estragar o aparelho)
200g de manteiga derretida

Misture os dois numa vasilha com uma colher até formar uma massa homogênea, com aparência de uma areia.

Numa forma de 30cm de diâmetro mais ou menos, untada com manteiga, coloque metade da massa no fundo e espalhe. Aperte com os dedos para ficar bem firme. Coloque  o restante nas bordas tomando cuidado para que a junção do fundo com a borda não fique muito grossa. Use as costas do dedo indicador nesse local para ajudar. Aperte bem a massa e leve à geladeira.

Recheio
750g de cream cheese
4 ovos inteiros
200g de iogurte
1 colher de sopa de essência de baunilha
150g de açúcar

Ligue o forno a 180oC.

Coloque todos os ingredientes numa batedeira e bata tudo por cerca de 10 minutos na potência média. Quando mais tempo bater, melhor ficará o doce. O recheio ficará bem líquido. Não se preocupe pois é assim mesmo e com o forno ele endurece.

Retire a massa da geladeira e com muito cuidado, bem devagar, coloque o recheio por cima. Coloque a forma com o doce dentro de uma assadeira e leve ao forno. Os objetivos de colocar na assadeira são proteger a massa do calor do forno, que vem de baixo e evitar que pingue recheio no forno.

Se o forno estiver bom, levará de 40 a 50 minutos, mas a medida correta é quando o centro estiver duo e consistente. Se começar a queimar antes disso, coloque um papel aluminio por cima.

Depois de pronto leve para a geladeira por cerca de 4 horas. O melhor é mesmo de um dia para o outro.

Calda de maracujá
Polpa de 3 maracujás grande
100g de açúcar (na verdade é a gosto, mas essa é uma boa referência para não ficar muito doce)

Leve os dois ingredientes ao fogo, misture e deixe ferver até engrossar um pouco. Deixe ferver e coloque por cima do cheesecake. Para isso o cheesecake tem que estar bem firme, portanto é recomendável que se faça a calda uma hora antes de servir.

Bom Apetite !!!

Pasta com molho de queijo de cabra

Essa é mais uma receita típica de como se criar um prato novo e saboroso a partir de sobrar que se encontra na geladeira.

Fiz pizza outro dia e como sempre sobraram vários ingredientes. Esse é o principal problema da pizza pois como é necessário ter variedade, é necessário também ter um pouco de cada ingrediente para os diferentes sabores. Por mais experiência que se tenha, sempre sobra e essa sobra normalmente é sempre saborosa.

Decidi usar parte do que havia sobrado para preparar um macarrão. Obviamente pensei de imediato no molho de tomate que daria um ótimo sugo. Depois de vasculhar na geladeira, decidi incrementar esse molho com um queijo de cabra Boursin. A aparência ficou próxima a um molho rose e o gosto do queijo com o tomate combinou muito, deixando o prato muito bom.

Faça a massa de sua preferência de acordo com o que diz na embalagem.

Corte meia cebola em cubos bem finos e coloque numa frigideira com azeite. Quando estiverem esbranquiçadas coloque o molho de tomate. É tudo meio que de olho mesmo. Quando começar a ferver, coloque o queijos, até pegar gosto, mas sem ficar muito forte. A melhor maneira e ir colocando e experimentando.

Quando a massa estiver pronta, escorra a água e coloque na frigideira até se juntar bem ao molho.

Bom Apetite !!!

sábado, 16 de junho de 2012

Crumble de Banana

Crumble é basicamente uma cobertura de farinha, manteiga e açúcar numa consistência meio de areia que deixa uma sensação de crocância depois de assado. 

É um prato doce de origem britânica, para realçar compota de frutas ou frutas, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com cremenata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.

Existem algumas variações desde a fruta usada que pode ser banana, pêssego, maça, desde que não seja muito aguada, até a própria farinha do crumble que em alguns casos se usa até granola.

Já fiz algumas vezes, inclusive um bolo crocante que usa o mesmo princípio. Vi essa receita no programa Cozinha Prática do GNT e como o próprio nome diz, é tão prático e rápido que vira uma sobremesa curinga.

Para o crocante de banana e o recheio
6 bananas-prata bem maduras, descascadas e cortadas em rodelas finas
150g de chocolate amargo picado em cubinhos.
½  xícara (chá) de suco de laranja (opcional)
Manteiga para untar

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma refratária com manteiga. Coloque a banana, suco de laranja e chocolate nessa forma e reserve.

Para massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de aveia em flocos
100g de manteiga gelada
¼ de colher (chá) de fermento em pó
1 pitada generosa de sal

Numa tigela, junte a farinha de trigo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Corte a manteiga em cubos de cerca de 1cm e junte 100g com a farinha. 


Com as pontas dos dedos, misture apenas até formar uma farofa grossa, parecendo uma areia. Quanto mais inteira ficar a manteiga, mais crocante ficará a massa. 

Transfira a farofa grossa para o refratário com a banana reservada, formando uma camada uniforme, e salpique os 10g de cubos de manteiga reservados. Pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. 

Sirva quente ou à temperatura ambiente. Pode acompanhar uma calda de caramelo. A receita está no seguinte link: 

http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/12/banana-caramelada-com-sorvete-de-creme.html

Bom Apetite !!!


Arroz com passas e amêndoas

Pode parecer mentira, mas nunca tinha feito arroz na minha vida. Parece fácil, mas se não tomar alguns cuidados pode ficar queimado ou muito empapado. Não sei se dei sorte, mas minha primeira experiência foi muito boa. 


Fiz esse arroz para acompanhar o Blanquette (http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2012/06/blanquette.htm) de acordo com a receita original do programa Que Marravilha. 


Ingredientes
400g de arroz
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
500ml de água fervendo
100g de passas pretas
100g de amêndoas em lascas tostadas
Sal e pimenta (a gosto)

Coloque 2 das 3 colheres de manteiga numa panela e deixe derreter. Coloque a cebola picada (eu acrescentei também um pouco de alio poró que deu um gosto especial, mas não estava na receita). Deixe ficar branca e junte o arroz e sue mais um pouco. Acrescente o sal e a pimenta.



Coloque a água e cubra com papel manteiga. Coloque no forno a 180oC por cerca de 10 a 12 minutos. Retire do fogo e misture com passas, amêndoas e o resto da manteiga.


Bom Apetite !!! 

Blanquette

O Blanquette de veau é uma comida típica da França. O nome vem em referência à cor do molho que tende ao branco, devido ao creme de leite. Normalmente é feito com carne de vitela, mas podendo ser adaptado para porcos, aves ou alguma carne vermelha também. 


Vi o Claude Troirgros preparar esse prato na televisão e tive vontade de tentar repetir. O único problema é que só encontrei carne de vitela congelada e não daria tempo para descongelar, portanto acabei usando alcatra. 


Mais uma vez a falta de teoria me traiu. Na receita original a vitela deveria ficar cozinhando por 30 minutos. Usei a mesma referência. A comida não ficou ruim, principalmente o molho ficou bem gostoso, mas a carne passou do ponto. Buscando referências, deveria ter cozinhado bem menos, por cerca de 15 minutos e sem a necessidade de panela de pressão.


A receita é bem complexa, mas o passo a passo não é tão difíceis assim. Apesar de ter feito com alcatra, vou passar a receita original de vitela, diretamente do site do Que Marravilha.


Para o preparo da vitela
2,5kg de paleta de vitela cortada em cubos
2 cenouras descascadas e cortadas em rodelas
2 cebolas descascadas e cortadas ao meio
8 cravos
1 bouquet garni
Sal (a gosto)

Coloque a vitela numa panela e cubra com água. Ferva e retire com uma concha toda a espuma que fica no topo. Retire a carne com uma escumadeira e coloque tudo numa panela de pressão. Coloque a água em que a carne foi cozida na panela de pressão também, usando um coador. 



Espete 2 cravos em cada metade da cebola e coloque na panela, com as cenouras e o bouquet garni. Acrescente um pouquinho de sal e cozinhe durante 30 minutos a partir da ebulição. 


Retire a carne, os legumes cozidos do caldo com uma escumadeira e reserve. Peneire o caldo de volta na mesma panela que foi usada ferver a carne no inicio da receita.

Para a blanquette
500g de cogumelos de Paris cortados em 4
100g de roux (50g manteiga misturados a 50g farinha de trigo)
1 molho de agrião lavado e picado
3 gemas
300ml de creme de leite fresco
Suco de ½ limão siciliano
Sal e pimenta (a gosto)

Comece fazendo o roux. Coloque a manteiga numa panela e quando estiver completamente derretida coloque a farinha, mexa até ficar bem encorpada. Isso se chama roux e é usado para engrossar molhos.



Coloque os cogumelos para cozinhar no caldo da vitela por cerca de 3 minutos. Retire e reserve junto com a carne e os legumes. 


Deixe ferver o caldo e acrescente o roux aos poucos mexendo com um batedor de arame até formar um molho com consistência de molho banco. 


Junte a carne, legumes, cogumelos e agrião ao molho. 


Bata as gemas e o creme de leite com um batedor de arame numa vasilha a parte e coloque seguida no molho. Neste ponto, não ferva mais. Verifique os temperos com sal e pimenta e acrescente o suco de limão. Como foi colocado pouco sal até agora, muito provavelmente será necessário corrigir.


Eu servi com arroz.


Bom Apetite !!!