quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bacalhau a baixa temperatura

Gosto muito de bacalhau, principalmente do bolinho, mas sou obrigado a confessar que acho bacalhoada um prato que tem mais sabor de batata do que do próprio peixe. Por isso, acho um desperdício comer bacalhau em bacalhoada.

Há umas duas semanas conversando com um tio que é mestre nas artes culinárias, fiquei sabendo que ele ganhou de presente um aparelho que mantém a temperatura constante de um prato durante o cozimento, evitando esquentar ou esfriar de mais.

O aparelho até que é simple e consiste em uma bateria com um termometro basicamente. Coloca-se esse termometro no cozimento e determina-se a temperatura. Quando chega na desejada ele desliga a bateria e vice versa. A bateria vai ligada num fogãozinho eletrico e pronto, pode-se controlar a temperatura.

Ele me convidou para usar a novo brinquedinho e lembrei de um prato que sempre tive vontade de comer, mas pela dificuldade em manter-se a temperatura constante, nunca havia feito. O prato é um bacalhau no azeite. A receita é ridicula de simples, mas o grande problema era manter a baixa temperatura.

Resolvi propor esse prato. Ficou indescritivel de tão gostoso, com o bacalhau se desfazendo na boca.

Ingredientes
1 posta de lombo de bacalhau por pessoa
Azeite extra virgem suficiente para cobrir as postas na panela
3 dentes de alho
Tomilho
Alecrim

Para dessalgar o bacalhau é necessário deixá-lo de molho em água gelada, dentro da geladeira, por 3 dias, trocando a água de 8 em 8 horas.

Depois de dessalgado coloque o azeite, alho, tomilho e alecrim numa panela no fogo deixando chegar a 60oC. Coloque o bacalhau de deixe por 25 a 30 minutos sempre na mesma temperatura. Essa é a parte mais dificil se você não tem o aparelho, mas é mais ou menos a temperatura que vc consegue mergulhar o dedo, sentindo o calor mas sem se queimar.

Depois desse tempo, é só servir. No meu caso com batatas sautê.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário