sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fallin’ in love Mousse pie

Vi essa receita uma vez no caderno paladar do Estadão. O artigo recriava algumas receitas do filme Garçonete (Waitress) de 2007. A garçonete em questão e protagonista do filme criava tortas e dava o nome a eles de acordo com a fase que estava vivendo na vida. Entre outras tortas tinha a “I hate my husband” com chocolate e caramelo que também é muito boa. Assisti o filme algum tempo depois meio que por acaso, até vale a pena. Decidi fazer essa torta mousse esses dias pois tem muito chocolate e estava com vontade de chocolate. Vamos à receita:

Massa
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de farinha de trigo
1 colher de chocolate em pó
Bata as claras em neve com o açúcar. Misture as gemas, o trigo, o chocolate e incorpore as claras. Leve ao forno em fôrma forrada com papel manteiga untado e enfarinhado. Asse por cerca de 20 minutos em fogo médio. 
Recheio
500 g de chocolate meio amargo derretido
300 g de creme de leite fresco
2 claras em neve
6 colheres de açúcar
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Acrescente o chocolate, as claras em neve e o açúcar. 
Coloque a mousse sobre a massa e leve à geladeira por 6 horas. Decore com raspas de chocolate.
Bom Apetite !!!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cheesecake de Chocolate

Eu adoro Cheesecake, para mim é uma das melhores sobremesas que existem, além de ser uma receita fácil de ser feita, tudo no processador. Porém nunca tinha conseguido fazer um cream cheese com sabores que não sejam coberturas até o dia que vi essa receita no Globo.com. A foto já dava vontade de comer e por isso resolvi tentar. Realmente ficou uma delicia e não é tão doce quanto parece. 






Massa
1 pacote de biscoito maisena (200 g)
100 g de manteiga amolecida
1 pitada de canela

No processador o pacote de biscoito a manteiga e a canela e misture até formar uma massa homogênea. Forre com a massa (feita acima) o fundo e as laterais de uma fôrma redonda (25 cm de diâmetros) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 10 minutos. Retire do forno e reserve.
Recheio
¾ xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 potes de cream cheese (300 g)
¾ xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
1 ¼ xícara (chá) de açúcar
3 ovos
200 g de chocolate meio amargo derretido

No mesmo processador coloque o creme de leite fresco, limão, essência de baunilha, cream cheese, cacau em pó, sal, açúcar e os  ovos e bata bem até formar uma mistura homogênea. Adicione o chocolate meio amargo derretido e misture bem.
Despeje este creme de chocolate sobre a massa (feita acima) e leve novamente ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos ou até que o recheio esteja firme. Retire do forno e leve para gelar. Desenforme e sirva em seguida.
Bom Apetite !!!



Cordon Bleu e confit de legumes bayaldi

Vi essa receita no programa Diário do Olivier no GNT. Além de estar com uma aparência formidável ele fez todo o preparo em menos de 30 minutos. Achei uma boa opção para um jantar no meio da semana. Algo gostoso e que não dá muito trabalho. O Cordon Bleu original é com carne de vaca, mas essa versão com peito de frango não ficou nem um pouco atrás. Para o acompanhamento ele fez um confit de legumes bayaldi, que também é muito fácil e pode acompanhar outros pratos se for necessário. Vamos à receita para 2 pessoas.

Ingredientes do Cordon Bleu
2 unidades de peito de frango
2 fatias de presunto cozido
4 fatias de queijo brie
2 folhas de manjericão grande
2 ovos
100g de farinha de trigo
4 unidade de pão de forma sem casca
50g de amêndoas moidas
150ml de azeite
Sal e pimenta de reino

Abra o filé de frango como se fosse um envelope, cortando ao meio mas sem separar as duas partes. Tempere com sal e pimenta, recheie com 1 fatia de presunto e 2 fatias queijo brie acrescentando uma folha de manjericão. Faça isso com os dois peitos. Para preparar a farinha de rosca para empanar, coloque o pão de forma no liquidificador e bata. Quando ficar triturada, dê uma pausa e acrescente a amêndoa. Passe os frango em uma farinha de trigo, um de cada vez. Em um prato, bata o ovo e acrescente uma pitada de sal para temperar. Passe os frangos na mistura e, em seguida, na farinha de rosca. Frite em fogo brando no azeite. O tempo de fritura é de mais ou menos 10 minutos de cada lado, portanto o fogo tem que estar bem baixo mesmo. Caso seja necessário, retire do forno algumas vezes a frigideira para evitar que queime.

Ingredientes do Confit Bayaldi
200g de abobrinha
200g de cebola
200g de tomate italiano
200g de berinjela fina e pequena
200ml de azeite
2 dentes de alho
200g de queijo parmesão
1 maço de tomilho fresco
1 maço de alecrim
1 pimenta dedo de moça cortada em cubinhos pequenos (opcional)
1 maço de manjericão
Sal e pimenta de reino

Para preparar o Confit de legumes bayaldi corte a cebola em cubinhos e coloque em uma tigela, junte o alho e a pimenta dedo de moça se preferir temperando tudo com um pouco de azeite.

Fatie a abobrinha e o tomate em rodelas de mais ou menos 0,5cm e a berinjela em rodelas mais finas. Monte as fatias na tigela em cima da cebola e do alho e tempere com sal, tomilho e alecrim, colocando um pouco de azeite sobre os legumes. Coloque o queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno até que o queijo fique gratinado.

Bom Apetite !!!



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mil folhas de legumes

Essa é uma receita boa que pode tanto servir de entrada para um jantar quanto como prato principal, ainda mais se for servido para vegetarianos. Fiz meio sem querer outro dia em que cheguei em casa e estava com vontade de jantar algo diferente e leve. Abri a geladeira e peguei todos os legumes que encontrei. Eu usei tomate, abobrinha, berinjela e cebola, mas poderia ter colocado alho poro, pimentão e talvez até uma batata doce já pré cozida. 


Vamos aos ingredientes para duas pessoas
4 rodelas de tomate cortados mais ou menos com 1cm
4 rodelas de berinjela cortados com 1 cm
4 rodela de abobrinha com 0,5 cm
4 rodelas de cebola ou cebola roxa cortado com 0,5 cm
2 pedaços grossos de queijo de minas, ou outro queijo que derreta pouco
Sal, Pimenta, Manjericão
Azeite
50 ml Azeite Balsâmico

Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto. Passe azeite por volta de todos eles. Colocando o azeite no alimento e não na panela impede que faça muita fumaça. Tempere o queijo com azeite e orégano.

Ponha tudo numa grelha no forno e cozinhe do dois lados. Use uma grelha e não uma frigideira normal pois faz toda a diferença.

Coloque o azeite balsâmico numa panela, deixe ferve e reduzir até mais ou menos a metade. Isso fará com que ele fique mais grosso e mais doce também.

Outra coisa que eu faço é o meu próprio crouton. Uso o pão de forma que eu tiver em casa, corto em cubinhos e coloco no forno até ficarem assados.

Quando os legumes e o queijo estiverem grelhados dos dois lados monte o prato. Coloque uma rodela de tomate na frente da outra e as berinjelas ao lado. Coloque as abobrinhas em cima dos tomates e as cebolas em cima das berinjelas. Coloque o queijo por cima de tudo e despeje o molho balsâmico reduzido, um pouco mais de azeite e os croutons.

Bom Apetite !!!