sábado, 14 de maio de 2011

Risoto de Brie, Presunto de Parma e Rúcula

Se existem ingredientes que combinam muito bem são esses três: queijo Brie, Presunto de Parma e Rúcula. Com eles podemos fazer pizza, bruschetas, um sanduiche ou no meu caso um Risoto. Vi essa idéia do Risoto no programa Que Marravilha, mas não segui a receita original, mudando um pouco e adaptando do meu jeito.

Segue a receita para 2 pessoas:

Ingredientes
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de Azeite
50 ml de Leite
150ml de vinho branco seco
2 xícaras de café de arroz arbóreo (não usaria arroz comum, mas também não é um problema)
200g de queijo brie cortado em cubos de 1cm2 mais ou menos
150g de presunto de parma fatiado e cortado em tiras
Folhas de rúcula a gosto
500ml Caldo de legumes (aproximadamente - procure usar um com pouco gordura)
50g de manteiga
Queijo parmesão a gosto

Numa panela prepare o caldo e em outra ponha o azeite e a cebola para esquentar. Quando a cebola estiver transparente adicione o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o leite. Quando o leite sumir coloque o vinho.

Em seguida coloque uma concha de caldo e mexa sempre e quando o caldo estiver quase seco coloque mais uma concha e assim por diante até ficar "al dente" mais ou menos 15 minutos. A melhor maneira de verificar o ponto é experimentando de vez em quando. Quando estiver com uns 12 minutos de cozimento coloque metade do queijo Brie para derreter. Quando estiver pronto desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque ainda uma última concha do caldo. Coloque a manteiga, o restante do brie e o presunto de parma. Feche a panela e deixe descansar por 5 minutos. Abra a panela e acrescenta a rúcula e misture tudo.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário