sábado, 9 de maio de 2015

Broa de milho

Agora que está chegando o inverno, nada mais gostoso do que aquele tipo de comida que se pode fazer no sábado ou domingo como lanche da tarde. É a clássica comida reconfortante. Uma boa pedida são essas broas de milho que são relativamente fáceis de fazer além de rápidas pois é um tipo de pão que não precisa de fermentação.

Já tinha tentado outras vezes, mas como a massa é bem difícil de trabalhar pela consistência, tinha desistido. Outro dia vi uma dica excelente no programa da Rita Lobo no GNT. Usar um pegador de sorvete para fazer os paesinhos. Achei a ideia melhor do que o saco de confeiteiro pois, além de sujar menos, também é mais rápido.

Ingredientes para mais ou menos 12 broas
1/3 xícara de fubá
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de açúcar
75g de manteiga sem sal
3 ovos
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de erva doce

Preaqueça o forno a 220oC. A temperatura é alta mesmo.

Em uma panela no fogão, junte a água, manteiga, erva doce, sal e leite até começar a ferver. Coloque o fubá e a farinha de trigo e mexa por uns 2 minutos para cozinhar um pouco. Deixe esfriar.

Coloque a massa na batedeira e acrescente um ovo de cada vez, mexendo um pouco entre cada um até encorpar. É importante que a massa esteja fria para os ovos não cozinharem.

Forre uma assadeira com manteiga e usando o pegador de sorvete coloque as bolinhas dando um espaço entre elas pois irão crescer.

Se quiser, polvilhe um pouco de fubá por cima.

Leve ao forno por15 minutos, diminua a temperatura para 180oC e deixe mais 25 minutos mais ou menos.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário